Neste sábado (25), às 16h, está marcado o primeiro "Rolezinho" em um shopping da Doca, em Belém. O evento que está sendo programado por jovens através das redes sociais, diz se tratar - segundo eles - apenas de um encontro para como o próprio termo já diz, dar um “rolê” despretensioso, para olhar as novidades no lugar.
No evento criado no Facebook, que convida milhares de jovens a ir até o shopping, até ontem a noite, já alcançava quase 900 participantes que confirmaram presença.
Por conta de atos de violência já terem sido registrados em outros Estados onde o evento também foi realizado, o grande número de pessoas já confirmados para o rolezinho em Belém acaba assustando. A assistente administrativa Rafaella Barradas frequenta o shopping quase todos os dias, e lamenta que algo do tipo esteja para acontecer. “Por mais que muitos jovens aleguem que não vão fazer nada demais, só um “rolê”, mas outros podem estar mal intencionados, e isso pode causar confusão sim. É lamentável que não possamos nos sentir seguros e tranquilos nem mais em um shopping”, lamentou.
Reforço Policial
A Polícia Militar do Pará, informou que já concluiu o planejamento operacional para o policiamento que atuará durante o final de semana para prevenir e, se for necessário, atuar em caso de tentativa de tumulto nas áreas de todos os shoppings de Belém. Segundo a PM, o reforço foi necessário, considerando que os encontros denominados “rolezinhos”, houve conflito provocado por pessoas que colocaram em risco a segurança local. “O fato não é algo costumeiro por aqui, mas estaremos apenas atentos a qualquer anormalidade. Ações de repressão só serão feitas por parte da polícia se houver percepção de algum tipo de tentativa de ato criminoso. Fora isso, a ronda ostensiva seguirá normalmente em torno do local”, afirmou o Comandante do 2º Batalhão, Coronel Marinho. Ainda de acordo com o Coronel, na área do 2º batalhão, 160 homens da PM estarão a postos, realizando as rondas ostensivas na área, em viaturas e motocicletas.
De acordo com a assessoria, reuniões foram realizadas com a PM e representantes dos espaços de compras, lojistas e demais setores ligadas à segurança local, além de monitoramento permanente por parte dos setores de inteligência das polícias Militar e Civil, para evitar qualquer ação delituosa.
Os funcionários foram informados pela direção do Shopping sobre o reforço da segurança no interior do local. “Eu não estou preocupado com isso. Temos garantia de segurança do shopping, além do seguro de toda nossa mercadoria”, contou Magno Carlos, vendedor de uma loja de celulares e eletrônicos.
A administração do empreendimento disse, em nota, esclareceu que está adotando as medidas para que o público tenha o direito de ir e vir preservado. O shopping ainda reitera que jamais atuará de forma repressiva se nenhum incidente fora do padrão for detectado.