Andreza Ariani Castro, 21 anos, conhecida como “Senhorita Andreza” se filiou ao Partido Comunista do Brasil (PC do B) durante o Congresso da União da Juventude Socialista (UJS), no último sábado (2), em Belém. Ela, que foi presa no dia 22 de janeiro, suspeita de tráfico de drogas e apologia ao crime quando teve um vídeo divulgado nas redes sociais em que chamava amigos para uma festa onde supostamente haveria o uso de drogas ilícitas.
De acordo com o Tribunal de Justiça do Pará, há um processo em andamento em que Andreza responde por tráfico de drogas e condutas afins. Ela foi presa em flagrante, mas responde processo em liberdade após deferimento da Justiça, já que a quantidade de entorpecentes era pequena e as circunstâncias não deixaram claro se era para consumo pessoal ou tráfico.
Ao lado de vários jovens integrantes do partido, Andreza gravou um vídeo em que anuncia que "está fechada" com a União da Juventude Socialista (UJS), entidade que agrega os jovens do partido, "sem embassamento".
Para o partido, ela representa a realidade da juventude da periferia. “Primeiramente ela deve militar com a juventude. Ela tem potencial e carisma e vive uma realidade que pode ser mudada. Mas há possibilidade de ela vir como candidata a vereadora, sim”, afirma o secretário de organização do PC do B, Robson Marques.
Segundo ele, a jovem despertou a atenção da militância do partido. “Procuramos conversar com ela, que absorveu o debate sobre o papel da juventude e acabamos por cambiar a energia dela para contribuir com essa luta dos jovens da periferia. Vamos aproveitar essa visibilidade dela”, acrescenta.