O brasileiro já pagou quase R$ 200 bilhões em impostos federais, estaduais e municipais desde o dia 1º de janeiro de 2012, segundo a ACSP (Associação Comercial de São Paulo).
O Impostômetro, um placar eletrônico que marca o tanto que se pagou em tributos e contribuições, vai superar esta marca por volta das 16h30 desta segunda-feira (13).
Em 2011, essa marca só foi alcançada no dia 22 de fevereiro, ou seja, nove dias mais tarde na comparação entre os dois períodos.
No ano passado, aliás, o painel totalizou R$ 1,5 trilhão, o que representa um recorde histórico na arrecadação de impostos. O impostômetro passou a operar em 2005.
O presidente da ACSP, Rogério Amato, criticou os recordes sucessivos na arrecadação de dinheiro por todas as esferas de governo.
- Em seis anos a arrecadação de impostos no Brasil duplicou, mas o crescimento do país não dobrou. É passada a hora de o brasileiro se enxergar como pagador de impostos e não como mero contribuinte. Somente com a consciência de cidadãos é que vamos nos mobilizar para cobrar uma melhor utilização do dinheiro público.
Qualquer cidadão pode acompanhar o volume de recursos arrecadado em impostos. A qualquer momento, basta visitar o site do impostômetro - http://www.impostometro.com.br.