Muita gente utiliza o décimo terceiro salário, ou pelo menos parte dele, para pagar contas. Para quem segue essa orientação, o pagamento antecipado do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma boa opção. Os donos de veículos poderão antecipar o pagamento do IPVA a partir de 1° de janeiro de 2014. Quem pagar o imposto dois meses antes do vencimento normal tem direito a desconto de até 15%. O decreto sobre a concessão dos descontos foi assinado pelo governador do Estado do Pará, na última sexta-feira (29), e publicado nesta segunda-feira (2) no Diário Oficial do Estado (DOE).
Entretanto, o desconto de 15% só estará disponível aos condutores que não receberam nenhuma multa no período de dois anos e caso o imposto seja pago de forma integral. Quem não recebeu nenhuma multa no período de um ano também tem direito a dedução. Neste caso o desconto chega a 10% sobre o valor total do imposto. Além disso, é possível fazer o pagamento integral com desconto de 5%, se o proprietário recebeu multas no último ano. Já os pagamentos em três parcelas mensais (de igual valor) não dão direito à dedução.
Os prazos para o pagamento do IPVA são estabelecidos pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), e serão divulgados ainda em dezembro.