O brasileiro ainda é reincidente quando o assunto é endividamento. Segundo estudo divulgado pelo Serasa Experian, 36,6% dos consumidores que estavam inadimplentes no ano passado, mas que regularizaram suas pendências financeiras no final de 2012, voltaram a enfrentar problemas em 2013.
Para a economista e educadora financeira Patrícia Godoy a reincidência é fruto da falta de um planejamento financeiro. “Em geral as pessoas não se planejam e não fazem um orçamento para programar os gastos que podem ocorrer ao longo do ano e acabam contraindo dívidas, principalmente pela ausência de uma reserva financeira”, explica a educadora.
O quadro brasileiro parece estar melhorando, mas está longe de estar ideal já que, segundo o estudo, a reincidência, é a menor dos últimos três anos: 38,9% em 2012 e 39,4% em 2011. O estudo mostra ainda que mais pessoas conseguiram limpar o nome em 2013. Do total das pessoas que entraram na base da Serasa Experian no ano passado, 17,6 milhões de consumidores quitaram suas dívidas e limparam seu nome, aumento de 2,17% em relação a 2012.
Para quem deseja ficar no azul definitivamente, e não voltar a contrair novas dívidas, a solução é o planejamento. “Deixar de gastar o supérfluo, fazendo um corte no orçamento e buscando ver o que é possível economizar como luz, telefone, supermercado. Com a economia é possível fazer uma reserva para depois pagar as dívidas, priorizando as que têm juros mais altos”, informa Patrícia.
Esta foi a estratégia adotada pelo empresário Eric Pio que disse sempre ter tido problemas de endividamento mas encontrou um caminho para regularizar as suas contas. “Me endividava muito com cartão de crédito mas hoje tenho um equilíbrio. Cortei os gastos e fui pagando as dívidas maiores, fiz parcelamento das dívidas de cartão de crédito e hoje já não tenho mais nenhuma”, explica o empresário.