Limpar a casa todos os dias faz bem para a saúde e todos sabemos, no entanto, o uso constante de produtos de limpeza pode contribuir para a manifestação de alergia na pele ou nas vias respiratórias em algumas pessoas, devido à irritabilidade natural do organismo. Isso acontece devido ao contato direto ou até mesmo pelo cheiro forte de algumas substâncias encontradas em determinados produtos químicos.
As donas de casa são as maiores afetadas por este tipo de alergia, já que são as responsáveis pelo trabalho doméstico e estão sempre em contato com tais substâncias. Vários são os produtos que podem gerar algum tipo de reação alérgica, mas entre os principais destacam-se os detergentes, os amaciantes de roupa, o sabão em pó, os desinfetantes e a água sanitária. O recomendado é usar produtos neutros e sem perfume, usar luvas, lavar bem as mãos e não misturar substâncias na hora da limpeza.
No caso das alergias de pele, os produtos de limpeza produzem dermatite alérgica de contato. Os sintomas podem surgir na região dos braços, mãos e até mesmo nas unhas, de acordo com a intensidade da reação alérgica e do tipo de substância envolvida. Os principais sinais da alergia são coceira, lesões secas, vermelhidão, descamações na pele e inchaço. Em casos graves, podem aparecer pequenas lesões, bolhas e pátulas (calombos).
Quando a alergia atinge o sistema respiratório, acontece uma reação química irritativa de alergia e são várias as regiões que poderão sofrer: garganta, laringe, faringe, brônquios e traquéia. Como sintomas podem ser desencadeados casos de rinite, asma, bronquite ou até mesmo lacrimejamento nos olhos, dificuldade para respirar e chiado na respiração.
ALTERNATIVA
Sabão em pó, detergente, amaciante, água sanitária. Você sabia que eles podem ser substituídos por outros itens na limpeza? O limão, por exemplo, pode ser utilizado para eliminar crostas de gordura das panelas e retirar sujeiras difíceis. O bicarbonato de sódio é excelente para fazer a limpeza da casa, ao mesmo tempo que minimiza as chances do surgimento das alergias. Mesmo sem ação desinfetante, a substância tem o poder de desengordurar fogões, pias, paredes além de lustrar o chão e retirar o odor de dentro da geladeira. A glicerina é uma grande aliada no combate ao mofo.
O sabão de coco em pó, líquido ou em barra poderá ser usado para lavar as roupas e para a limpeza da louça, substituindo os detergentes normais. Os detergentes biodegradáveis e o álcool poderão entrar no lugar dos desinfetantes e da água sanitária, já que os mesmos possuem cheiros mais suaves e não causam tanta alergia.
O vinagre branco, entre outras funções, garante limpeza eficiente no banheiro por sua ação bactericida. E o melhor: além de uma alternativa para os alérgicos.
O amaciante de roupas deve ser eliminado da lista de produtos de limpeza manuseados pelos alérgicos pois possuem cheiros muito fortes e provocam irritações na pele e nas vias respiratórias.
Os produtos de limpeza caseiros, além de mais econômicos, são tão eficazes quanto os demais e garantem a limpeza dos ambientes com a vantagem de que possuem substâncias mais suaves que os industrializados. Ou seja, o risco de provocarem alergia é menor.