Em tarde de zagueiros, o Brasil venceu a Colômbia por 2 a 1 no estádio Castelão, em Fortaleza (CE), e avançou para a semifinal da Copa do Mundo. Agora, o selecionado do técnico Luiz Felipe Scolari enfrenta a forte Alemanha, que eliminou a França na partida que iniciou às 13h, na próxima terça-feira (08), às 17h, no Mineirão, em Belo Horizonte.
Para a semifinal, o Felipão não poderá contar com o autor do primeiro gol brasileiro na partida, o zagueiro Thiago Silva. O capitão brasileiro recebeu o seu segundo cartão amarelo e por isso está suspenso para o próximo jogo. Outro jogador que tem sua presença não confirmada é o atacante Neymar. O camisa 10 do Brasil recebeu uma joelhada nas costas e saiu de campo chorando. Neymar deixou o estádio Castelão e foi diretamente para um hospital perto do estádio para realizar exames.
O JOGO
1º tempo – Brasil marca no início e não deixa a Colômbia jogar: Pressionados para mostrar um bom futebol contra a Colômbia, a Seleção Brasileira não decepcionou o torcedor que lotou o estádio Castelão, em Fortaleza, e colocou a Colômbia na roda no primeiro tempo.
Com 59% de posse de bola, contra 41% do adversário, e ter finalizado 10 vezes ao longo dos primeiros 45 minutos de bola rolando, a seleção canarinho tomou as ações da partida. E com o gol de Thiago Silva logo aos seis minutos de bola rolando, o time do técnico Luiz Felipe Scolari fechou o meio campo de jogo e não deixou o astro colombiano James Rodríguez jogar. Fernandinho marcou o camisa 10 colombiano bem de perto, não permitindo que James construa as jogadas de perigo para a Colômbia.
Por outro lado, Hulk, Oscar e Neymar estão jogando com relativa liberdade. O atacante Hulk foi o homem mais perigoso do ataca brasileiro, finalizando cinco vezes, mas foi parado três vezes pelo goleiro Ospina.
E a seleção da Colômbia levou real perigo à meta de Júlio César somente no minuto 10 do primeiro tempo, quando Cuadrado fica com a bola na entrada da área brasileira e chuta firme. A bola desvia em Thiago Silva e sai pelo lado esquerdo de Júlio César, raspando a trave.
2º tempo – David Luiz faz belo gol de falta, Brasil cochila, mas avança para a semi: O Brasil retornou para a etapa complementar desatento e desorganizada, permitindo que a Colômbia dominasse o meio de campo e criando lances de gol.
No entanto, a seleção colombiana restringiu-se em alçar a bola na área de Júlio César, que trabalhou bem, mas não conseguiu evitar o choque com Bacca dentro da área, dando pênalti. James Rodríguez cobrou com perfeição e fez o primeiro gol colombiano da partida.
A sorte do Brasil foi que anteriormente o zagueiro David Luiz acertou um excelente chute da intermediária e cobrança de falta, fazendo o segundo gol brasileiro e classificando o Brasil para a semifinal da Copa do Mundo.
Ficha Técnica
Brasil 2x1 Colômbia
Brasil: Júlio César; Maicon, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Fernandinho, Paulinho (Hernanes) e Oscar; Hulk (Ramires), Fred e Neymar (Henrique). Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Colômbia: Ospina; Zúñiga, Zapata, Yepes e Armero; Carlos Sánchez, Guarín, Cuadrado (Quintero), James Rodríguez e Ibarbo (Ramos); Teófilo Gutiérrez (Bacca). Técnico: José Pekerman.
Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
Gol(s): Thiago Silva, 6’ do 1º T, e David Luiz, 22’ do 2º T (BRA); James Rodríguez (pen), 34’ do 2º T (COL).
Cartões amarelos: Júlio César e Thiago Silva (BRA); Yepes e James Rodríguez (COL).
Árbitro: Carlos Velasco Carballo (Espanha)
Assistentes: Roberto Alonso Fernandez (Espanha), Juan Yuste (Espanha), Svein Oddvar Moen (Noruega).