Em uma partida decidida em 120 minutos, a Alemanha conseguiu superar a forte marcação da Argentina e garantiu o seu quarto título mundial de futebol. Com gol de Mario Götze, aos oito minutos do segundo tempo da prorrogação, os germânicos foram contemplados com a vitória devido ao bom futebol exibido na Copa do Mundo no Brasil.
Para a Argentina ficou a decepção, pois ficaram próximos de quebrarem o favoritismo do adversário nos pés de Higuaín e Messi, que não souberam aproveitar as duas grandes chances de fazer o seu país comemorar o terceiro título mundial.
O JOGO
1º tempo – Argentinos vão aos contra-ataques e alemães no toque de bola: O primeiro tempo foi basicamente o esperado, a Alemanha com domínio total da bola, e os hermanos bem fechados e indo nos contra-ataques, puxados principalmente pelo rápido Lavezzi.
Equipe que erra pouco, a Alemanha não conseguiu impor o mesmo ritmo de jogo que na partida contra o Brasil pela semifinal e erram muitos passes nos 25 minutos iniciais de jogo. E num erro desses, quase o atacante argentino Higuaín abriu o placar. O meia Kroos tentou recuar a bola de cabeça para Neuer, mas o passe foi fraco. Higuaín, livre, ficou com a bola e tentou chutar firme de pé direito. O tiro foi para fora. Higuaín acabou desperdiçando a melhor oportunidade do primeiro tempo.
Depois do susto, os alemães tornaram-se mais incisivos e tiveram duas grandes oportunidades de deixar a sua marca na meta de Romero. A primeira foi com o chute firme de Schürrle. O goleiro da argentina fez bela defesa ao evitar o gol. E a segunda aconteceu em cobrança de escanteio, Höwedes rompeu o miolo da área argentina e cabeceou firma. A bola explodiu na trave.
2º tempo – Messi perde grande oportunidade e partida cai tecnicamente: Depois de um primeiro tempo relativamente corrido, a etapa complementar não correspondeu às expectativas dos torcedores no Maracanã.
Visivelmente cansados, germânicos e argentinos procuraram jogar no erro do adversário, mas não conseguiram criar um bom número de jogadas de perigo ao gol de Romero e Neuer.
Mesmo assim, a Argentina teve a grande oportunidade do segundo tempo logo no primeiro minuto, ao receber a bola na área e chutar cruzado. Neuer caiu para fazer a defesa, mas a bola acabou saindo, para alívio bávaro.
A Alemanha respondeu com Klose, quando o atacante tentou finalizar de cabeça, as a bola foi nos braços de Romero, fazendo a partida ficar no 0 a 0 no tempo regulamentar e ir para a prorrogação.
Prorrogação
Antes do primeiro minutos da prorrogação, quase os alemães abriram o placar. Schürrle recebeu a bola livre dentro da área e finalizou forte. Romero, bem posicionado, evitou o gol com um soco.
Aos sete minutos foi a vez da Argentina de ter a oportunidade de ficar na frente do marcador. Palácio, livre, dominou a bola no peito e tentou colocar por cima de Neuer. A bola não pegou do jeito que o atacante argentino queria e acabou indo pela linha de fundo.
Mas, aos oito minutos do segundo tempo da prorrogação, os deuses do futebol resolveram premiar o melhor futebol jogado na Copa do Mundo. Schürrle foi à linha de fundo e cruzou. O pequeno Mario Götze dominou a bola no peito e sem deixá-la cair arrematou com precisão, vencendo Romero e garantindo a vitória e a taça da Copa do Mundo para a Alemanha!