O Horário Brasileiro de Verão (HBV) começa à meia-noite de amanhã (18) para domingo em dez estados e no Distrito Federal.
O Pará não adota o HBV, mas as agências bancárias do interior abrirão uma hora mais cedo, é preciso atenção com horários de concursos públicos e a grade das emissoras de TV também terá alterações. Nas áreas onde vigora o HBV, os relógios permanecerão adiantados em uma hora até 22 de fevereiro, totalizando 126 dias, sete a mais que no ano passado.
O Ministério de Minas e Energia informou que a expectativa é economizar R$ 278 milhões. Na última edição, R$ 405 milhões em energia foram economizados, mas neste ano há uma demanda maior, pois choveu menos, segundo o secretário de Energia Elétrica da pasta, Ildo Grüdtner.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que o funcionamento das agências da Região Metropolitana de Belém (RMB) não terá mudanças, continuando entre 10h e 16h. Contudo, os bancos no restante do Estado deverão antecipar o atendimento bancário em uma hora, das 9h às 15h.