Em seu discurso de posse para o segundo mandato, a presidente Dilma Rousseff anunciou o lema do governo federal nos próximos quatro anos: "Brasil, pátria educadora". Para a presidente, as palavras têm um duplo significado.
“Estamos dizendo que a educação será a prioridade das prioridades. Mas também que devemos buscar em todas as ações do governo um sentido formador, uma prática cidadã”.
Dilma ressaltou a importância de garantir o acesso universal à educação de qualidade, beneficiando especialmente os segmentos marginalizados. Para a presidente, "só a educação liberta um povo".
Como forma de elevar os investimentos em educação e aprimorar as políticas educacionais, Dilma lembrou que o orçamento do setor receberá o acréscimo dos royalties da exploração do pré-sal.
“Ao longo deste novo mandato a educação começará a receber volumes mais expressivos de recursos. Assim, à nossa determinação política se somarão mais investimentos”.
Como prioridades da área da educação a serem observadas, Dilma mencionou a expansão do acesso às creches, a universalização da pré-escola, a educação em tempo integral, as mudanças curriculares, a formação de professores e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).