A campanha de carnaval da marca de cerveja Skol não agradou algumas feministas da cidade de São Paulo, que apontaram, nas redes sociais, que ela poderia ser um estímulo ao estupro. Com frases como “esqueci o ‘não’ em casa” e “topo antes de saber a pergunta”, a propaganda quer promover um clima de abertura e mais permissivo durante a festa. Mas mulheres temem que a mensagem seja interpretada de outra forma.
“A ‘maravilhosa’ Skol decidiu fazer uma campanha de carnaval espalhando frases que induzem a perda do controle. (...) Uma campanha totalmente irresponsável, principalmente durante o carnaval, em que a gente sabe que o índice de estupro sobe para caramba. Decidimos fazer uma pequena intervenção. Amigos publicitários, vocês precisam ter mais noção e respeito”, explicaram as ativistas no Facebook.
As feministas ainda fizeram uma intervenção bem-humorada nos cartazes da campanha. Agora, alguns pôsteres espalhados pelas ruas de São Paulo dizem: “esqueci o ‘não’ em casa... e trouxe o nunca”.
Segundo as responsáveis pela ação, o erro mais grave da marca de cerveja foi utilizar o “não”, palavra de ordem de muitas campanhas do movimento feminista, em um contexto oposto.
“É uma palavra forte em diversas campanhas, não só para mulheres. Tem também o ‘não’ para as drogas, o ‘não’ para dirigir bêbado, o ‘não’ para transar sem camisinha”, argumentou a autora da publicação no Facebook, Pri Ferrari.
Segundo a ativista, a direção da Ambev entrou em contato com ela e disse que irá fazer uma força tarefa durante a noite para retirar a campanha das ruas. A propaganda também já foi retirada da página oficial da Skol no Facebook.
“Minas, essa nós conseguimos!”, comemorou Pri.