No Pará, quatro instituições de ensino ofertam vagas no Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (Sisu) deste ano. As insrições começaram nesta segunda-feira (11). Confira:
Universidade Federal do Pará (UFPA):
A UFPA disponibilizará 1.255 vagas que serão ofertadas em 135 cursos, distribuídos em nove cidades do Estado. A inscrição está, portanto, restrita ao estudante que tenha participado da edição de 2015 do Enem e tenha obtido nota na prova de redação que não seja zero.
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Estado (Unifesspa):
A Unifesspa vai ofertar, na primeira edição de 2016, o total de 710 vagas em 20 cursos superiores distribuídos nos campus de Rondon do Pará, São Félix do Xingu, Xinguara e Marabá. Os cursos ofertados são: Administração e Ciências Contábeis no Campus de Rondon do Pará; Letras/Língua Portuguesa no Campus de São Félix do Xingu; História no Campus de Xinguara; e Agronomia, Ciências Econômicas, Letras/Inglês, Ciências Sociais, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia de Minas e Meio Ambiente, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Física, Geografia, Geologia, Matemática, Pedagogia e Química, nos Campus de Marabá.
Há também a previsão de oferta de mais de 310 vagas no Sisu 2016.2 para os campus de Santana do Araguaia e Marabá. No campus de Santana do Araguaia será ofertado o curso de Matemática. Nos campus de Marabá serão oferecidos os cursos de Letras/Português, Artes Visuais, História, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Sistema de Informação, Ciências Biológicas e Saúde Coletiva.
Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
A Ufra divulgou a abertura de 1.850 vagas em cursos de graduação para ingresso em 2016, através do Sisu, do Ministério da Educação (MEC).
As vagas são distribuídas em 34 cursos, divididos em seis campi: Belém (sede), Capanema, Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas e Tomé-Açu. Para este ano, a novidade é o curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), que oferta 30 vagas em Belém, com duração de 10 semestres.
Este é o terceiro processo seletivo consecutivo em que a Universidade oferta 100% de suas vagas através do Sistema, que realiza a seleção com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os candidatos interessados em concorrer às vagas disponibilizadas pela Universidade Federal Rural da Amazônia deverão verificar as informações constantes do Termo de Adesão da instituição. O Termo de Adesão contém a relação de cursos ofertados pela UFRA para ingresso em 2016, com número de vagas e turno de oferta. O documento também contém a relação de documentos necessários para matrícula e para comprovação das políticas de ações afirmativas.
Instituto Federal do Pará (IFPA)