Após o roubo de quatro atletas da natação americana em um blitz falsa no ultimo domingo (14), o coordenador de comunicação do Comitê Rio 2016, Mário Andrada, acredita que a imagem do evento não será atingida com o caso, mas a da cidade sim.
"Eu acho que são duas coisas paralelas. Os atletas competiram e conquistaram medalhas. Isso não prejudica a imagem da Olimpíada, mas prejudica a imagem da cidade e do esquema de segurança montado pelas autoridades. Mas esse tipo de comentário é prematuro e vamos dar espaço para as investigações serem concluídas", afirmou Andrada nesta segunda-feira (15).
Ele diz que o Comitê Rio 2016 acompanha o caso e destaca que alguns atletas já foram ouvidos. O próximo.passo do caso seria encontrar o taxista que estava conduzindo os nadadores.
"A polícia já conversou com os atletas e está buscando o taxista que estava os levando para ter mais informações sobre o incidente de ontem", afirmou Andrada.
Segundo ele, os atletas competiram e têm o direito de circular e se divertir pela cidade. Ele pediu desculpas aos competidores assaltados.
"Nós pedimos desculpas aos atletas americanos pela violencia que eles passaram", reafirmou o coordenador de comunicação.
Mário Andrada falou ainda da recomendação de que o Comitê Olímpico Australiano teria pedido para seus atletas não saírem à noite na cidade e disse que está decisão cabe a cada país.
"Cada comitê conhece os atletas que têm e faz a recomendação para que eles usufruam do evento da melhor maneira possível. A gente passa por este tipo e preocupação em todos os eventos que acontecem no país e que tem uma presença maciça de turistas", afirmou o coordenador.
"A gente precisa ter a certeza de que todos os convidados possam se divertir em segurança. Temos um bom retrospecto nas festas populares do país, como ano novo e Carnaval e a Olimpíada não é diferente."