Oito em cada 10 jovens brasileiros contribuem financeiramente para o sustento da casa (82%), segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com jovens entre 18 e 30 anos.
De acordo com o levantamento, 29% arcam apenas com uma parte - sem ser os principais responsáveis - e 27% responderam que não são os principais responsáveis pelas despesas. Já os que não ajudam somam 18%, sendo que 11% afirmam que não possuem qualquer responsabilidade sobre as despesas e que têm as contas pagas pelos pais por falta de renda.
A pesquisa ainda aponta que 51% dos jovens moram com os pais, 38% com companheiro ou cônjuge e 4% vivem sozinhos. Do total de jovens entrevistados, 46% estão solteiros, 26% são casados, 23% namoram e 10% "moram junto".
Fonte de renda
Quanto ao tipo de trabalho dos jovens, 44% têm o trabalho com carteira assinada como fonte de renda. Cerca de 25% dos jovens disseram trabalhar informalmente, fazer bicos ou atuar como freelancers para se manter e 10% fazem estágio. Aqueles que recebem ajuda financeira dos pais somam 10% e os que não possuem renda são 8%.