As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do meio do ano começaram nesta segunda-feira (29), porém, alguns estudantes relataram no Twitter que não estão conseguindo avançar no processo por dificuldade técnica.
Segundo os alunos, o sistema acusa que os números de inscrição e senha do Enem 2016, necessários para o processo, são inválidos.
Os candidatos que fizeram o Enem no ano passado, portanto estão habilitados a participar desta edição do Sisu, mas também se inscreveram para o Enem 2017, devem usar a nova senha. Ao se inscrever para o Enem deste ano, o próprio sistema já informava que a senha gerada iria subescrever a do ano anterior.
Por isso, quem está inscrito para o Enem 2017, mas também fez o exame no ano anterior, precisa informar o número de inscrição do Enem 2016 e senha de 2017 para ter acesso ao Sisu.
Para pesquisar as vagas, é necessário entrar no site do Sisu (http://sisu.mec.gov.br), e clicar no botão 'pesquisar vagas'. É possível fazer buscas por curso, instituição ou município. Podem participar os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado e não tenham zerado na redação.
Nesta edição, o Sisu reúne 51.913 vagas de graduação em 1.462 cursos de 63 instituições públicas de ensino superior. As inscrições vão até o dia 1º de junho.
Os estudantes podem escolher até duas opções de cursos. O sistema seleciona os aprovados segundo a nota do Enem, considerando os pesos específicos de cada vaga.
No primeiro semestre de 2017, foram oferecidas 328.397 vagas de graduação em 131 universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais.