Após relatos de vídeos infantis com orientações para o suicídio, o Google e o WhatsApp foram notificados pelo Ministério Público da Bahia, através do Núcleo de Combate a Crimes Cibernéticos, para que impeçam a difusão do desafio da “Boneca Momo”. As informações são do portal Olhar Digital.
Momo aparece em vídeos infantis e incentiva suicídio.
Apesar da repercussão, o promotor Moacir Nascimento admitiu que não há casos registrados de jovens que tenham se ferido por seguirem orientações dos vídeos.
Segundo a publicação, o Google disse que já estava tomando algumas providências para limitar a difusão do conteúdo e que, em nenhum momento, a personagem Momo passou pelo filtro para exibição no YouTube Kids, alegando que pais talvez tenham se confundindo com o YouTube convencional.
YouTube nega ter encontrado 'Desafio Momo' em vídeos infantis na plataforma.
O Google disse ainda, que vídeos que utilizem a personagem Momo passaram a ser desmonetizados, reduzindo o incentivo de publicação de tal material.
O Facebook, empresa que controla o WhatsApp, já teve inúmeros problemas com a justiça por ter pouquíssimo controle sobre o que circula pelo aplicativo.
Não é a primeira vez que usuários relatam conteúdo inadequado para crianças.