O município do Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, foi a cidade que teve o maior aumento de eleitores no Brasil nos últimos quatro anos, de acordo com os dados do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TER-PA). Há quatro anos, 23,5 mil estavam aptas para votar no município, para as eleições deste ano são quase 40 mil eleitores, aumento de 69%, ficando à frente de São Patrício, em Goiás, e Altamira do Maranhão.
Segundo o coordernador de logística de eleições do TER, Dilson Athias, o aumento do curral eleitoral de Canaã deveu-se com a promessa de emprego em um projeto de exploração de minério de ferro que foi implantado há quatro anos no município, aumentando o número de imigrantes na região e com isso a explosão do número de eleitores.
"Com a facilidade do eleitor chegar até o posto e mais o potencial migratória da cidade resultou no aumento expressivo do eleitorado", afirmou Athias.
O aumento de eleitores em Canaã fez com que o TRE abrisse uma segunda zona eleitoral na região, segundo que uma zona atenderá o município de Parauapebas e a outra o município de Canaã. Anteriormente apenas uma zona eleitoral atendia as duas cidades.