A Vale abriu inscrições para o Programa de Estágio nesta segunda-feira, 31. Há vagas para estudantes do ensino técnico e superior nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Pará, Rio de Janeiro e Maranhão. As inscrições podem ser feitas até 9 de novembro pelo site www.vale.com/oportunidades.
Este ano, o processo seletivo para o Programa de Estágio da Vale foi reformulado. Em uma jornada de autoconhecimento, o estudante identificará quais são seus propósitos de vida e se eles se conectam com os valores praticados pela Vale. A ideia é que tanto a escolha do candidato pela empresa como da empresa pelo candidato seja baseada nesses valores e não só na questão técnica.
“O tema do programa será ‘Minerando seu propósito'”, explica a gerente de Recrutamento e Seleção, Sistemas e Planejamento de RH, Paula Simões. “Assim como o processo de mineração é a busca por recursos naturais e sua posterior transformação, o processo seletivo será a busca do candidato por seu propósito para também provocar uma transformação, só que esta no plano pessoal e profissional”.
O processo seletivo agora é composto de uma etapa de inscrição no site, quando o candidato já fará uma avaliação online, duas etapas presenciais com atividades em grupo e uma entrevista.
Podem se candidatar candidatos de nível superior que estejam nos três últimos anos de curso, ou seja, com formatura prevista entre dezembro de 2017 e dezembro de 2019.
Para os candidatos de nível técnico, a exigência é que tenham formatura prevista até dezembro de 2018 ou que sejam formados na parte teórica, desde que não tenham cumprido a carga horária de estágio obrigatório e ainda estejam matriculados na instituição de ensino.
Serão aceitas inscrições para universitários de todos os cursos, entre eles Engenharia, Administração de Empresas, Economia, Ciências Contábeis e Ciências da Computação. Também terão a oportunidade de se inscrever estudantes de nível técnico de mais de 20 cursos, como Metalurgia, Mecânica, Elétrica, Eletrotécnica, Eletromecânica, Mineração e Segurança do Trabalho. A lista completa de cursos de nível técnico está disponível no site.
A Vale estimula fortemente a inscrição de pessoas com deficiência, de acordo com sua política de promover a inclusão e valorizar a diversidade.
Os selecionados iniciarão o estágio a partir de fevereiro de 2017 e receberão bolsa-auxílio mensal de até R$ 1.118 (os valores variam dependendo do curso, técnico ou superior, e da carga horária), assistência médica e seguro de vida. Nas unidades onde a empresa não oferece transporte e restaurante, os estagiários também receberão vale-transporte e vale-refeição. A carga horária do estágio varia entre quatro e seis horas, dependendo das atividades a serem desenvolvidas.