Homens fortemente armados causam terror em Canaã dos Carajás no fim da noite desta sexta-feira (12), por volta das 23h30. Os assaltantes invadiram a agência da Caixa Econômica, e destruíram os caixas eletrônicos com explosivos.
Antes do inicio da ação dos assaltantes, houve vários disparos por bairros da cidade. Porém o que se sabe, que os tiros eram para desviam a atenção da polícia, devido o outro grupo cometer o assalto a agência bancária.
Funcionários de uma lanchonete próxima ao local, foram feitos reféns e, minutos depois liberados. Um grupo de estudantes universitários que estavam retornando de Parauapebas em um ônibus escolar, também foram alvo dos bandidos, e liberados depois.
Durante a fuga dos assaltantes em direção ao município de Parauapebas, pela PA-160, e ao chegarem no Km 45, próximo a Vila Planalto, abordaram um ônibus da empresa JSL, que transportava funcionários da mineradora Vale. O ônibus da empresa foi incendiado pelos assaltantes para obstruir a rodovia.
Existe diversos relatos de pessoas dando entrada no Hospital Municipal de Canaã dos Carajás, segundo informações não oficiais, pessoas vítimas de bala perdida e um homem com queimadura pelo corpo, porém, até o momento desta publicação não existe uma confirmação oficial destes relatos.
Após a fuga dos assaltantes, populares adentraram na agência em busca de dinheiro. O Grupo Tático de Operações Especiais de Parauapebas foi acionado imediatamente. Até o momento da publicação desta matéria, não se sabe quantos elementos realizaram a ação e o quanto foi roubado, sabe-se que os caixas estavam abastecidos, para pagamentos de FGTS neste sábado (13).
As polícias dos municípios vizinhos estão dando apoio nas buscas dos assaltantes.