O movimento “Vem Pra Rua Curionópolis”, ganhou as ruas na manhã desta quinta-feira (20). Palavras de impeachment, melhoria na educação, saúde, infraestrutura, geração de emprego e descontentamento com o retorno de Adonei ao cargo de prefeito, foram temas do protesto.
Os Manifestantes percorreram as ruas do município em protestos contra a administração do prefeito Adonei Aguiar (DEM), que recentemente foi afastado do cargo em decorrência da “Operação Alçapão”, por suspeita de envolvimento em fraude de procedimentos licitatórios.
O afastamento dele foi deferido pelo Poder Judiciário local e pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará, sob relatoria do desembargador Ronaldo Marques Valle.
Nas vésperas da manifestação que já vinha sendo divulgada pelas redes sociais para esta quinta-feira (20), o prefeito até então afastado, divulgou um áudio via WhatsApp, na qual Ele [Adonei] comemora a decisão do desembargador Roberto Gonçalves de Moura.
Na decisão o desembargador sentenciou favorável ao Agravo de instrumento - recurso interposto por Adonei Aguiar – para que ele seja reintegrado ao cargo como prefeito de Curionópolis.
A decisão dada pelo desembargador, faz parte do processo de nº 0009216-28.2017.8.14.0000, julgado em segunda instância e publicado nesta terça-feira (18), a alegação de nulidade da decisão, foi argumentada por incompetência da juíza que afastou Adonei do cargo de prefeito.
Câmara de Vereadores
Diante da Crise Política instaurada no município, a Comissão Especial da Câmara Municipal de Curionópolis, solicitou da prefeita em Exercício [à época] Quelia Rosa (SD) no dia 18 de julho, relatórios sobre a gestão com a Relação de todos os processos licitatórios; despesas com empenhos pagos; relação de contratos suspensos e/ou cancelados; relação de cargos comissionados e secretariado; folha de pagamento dos últimos 6 meses extratos bancários.
Segundo o que a reportagem apurou, o vereador Gildásio Mendes Borges (PSD), foi o único dos 11 vereadores que após o recesso parlamentar, se manifestou em público favorável as investigações, tanto pelo Ministério Público como por uma abertura de CPI, para averiguar a conduta do prefeito Adonei Aguiar.
O presidente da Câmara, Francisco Aderbal de Oliveira (DEM), demonstrou seu posicionamento favorável ao prefeito Adonei, que inclusive se fez presente em cima do mini-trio e durante a caminhada do grupo a favor do retorno do prefeito ao cargo.
Vice-prefeita
Após a confirmação de que a vice-prefeita Quelia Rosa (SD), não renunciaria. Surgiu uma nova situação no cenário político em que a vice-prefeita; é oposição à certas condutas do prefeito. Com isso, ela vem recebendo apoio da população.
Os ânimos entre prefeito e vice, vem se desgastando desde o inicio da gestão. Gerando um descontentamento por parte da vice-prefeita, que é notado por toda a cidade.
Adonei declarou durante uma entrevista que será feita uma avaliação das ações durante a gestão do governo interino, para novamente se adequar o andamento da administração pública.
Manifestação de Apoio ao prefeito
Um pequeno grupo formado por correligionários que se formou em frente a casa de Adonei, e seguiram até a Praça dos Imigrantes de Curionópolis, percorrendo a Rua do Comércio [Rua Tucupí].
Ao chegarem na praça, o prefeito subiu em um mini-trio e iniciou seu discurso falando das acusações na qual vem sofrendo e, em um tom mais agressivo e usando palavras de baixo calão, falou rispidamente que vem sendo “perseguido e caluniado em rádios”.