A constatação de que três crianças haviam sido abandonadas pela mãe provocou revolta em quatro conselheiros de Eldorado do Carajás. Entre as crianças, uma de apenas dois anos, que inclusive estaria mamando em uma cadela para saciar a fome.
A responsável pelos menores, cujo primeiro nome seria Elismar, mas que atende por “Babalú”, está sendo acusada de abandono de incapaz. Os três filhos dela têm 12, 5 e 2 anos. As crianças foram deixadas em casa sozinhas por mais de 24 horas e estariam passando fome. Segundo a denúncia, a mãe não havia deixado nada em casa para que eles pudessem se alimentar.
A denunciante que levou o caso ao Conselho Tutelar disse que presenciou a criança menor mamando na cadela da casa. Ao se dirigirem ao local indicado, os integrantes do Conselho de Eldorado do Carajás Danielle Valente, Maria do Carmo, Cléber Reis e Flavio Barbosa constaram a veracidade das denúncias e o estado crítico em que as crianças se encontravam, sem alimento, higiene e aparentando estar doentes.
Os conselheiros ficaram chocados ao ver o quadro de abandono das crianças, que mesmo com fome brincavam com preservativos espalhados pelo chão. Alguns eram colocados na boca como se fossem balão.