A nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes prejudicados pelos erros de impressão do último exame será aplicada no dia 15 de dezembro, uma quarta-feira, às 13h. As provas serão de ciências da natureza e humanas, totalizando 90 questões.
No primeiro dia de aplicação do Enem (6 de novembro), 21 mil cadernos de prova amarelos apresentaram erro de montagem e não continham todas as 90 questões. Até o momento, o Ministério da Educação identificou 2.817 estudantes que terão direito a participar dessa nova prova. Eles receberam cadernos com defeito e não puderam trocá-los por outro.
O levantamento está sendo feito a partir das atas das salas de prova, usadas pelos fiscais para relatar problemas ocorridos durante a aplicação do Enem. O número de alunos que participarão da nova edição pode aumentar, já que continua o trabalho de análise das 116 mil atas.
De acordo com o MEC, os alunos serão comunicados do novo exame por e-mail, telefone e torpedo (SMS). Também vão receber um novo cartão de confirmação com as informações sobre os locais de prova. Os candidatos receberão ainda uma declaração de comparecimento para justificar eventual ausência no trabalho ou escola, já que a prova será durante a semana. (Diário do Pará)
SAIBA MAIS SOBRE A NOVA PROVA
Quem poderá fazer essa nova prova?
Somente alunos prejudicados por erros de impressão na prova amarela.
Como saber se posso fazer?
O Inep entrará em contato por e-mail, sms e telefone. Até agora, o MEC localizou 2.817 estudantes. O MEC ainda não terminou a checagem.
Sou obrigado a fazer essa prova?
Não, será convidado pelo Inep.
Se não fizer a nova prova, poderei ficar com a nota da primeira?
Sim, o aluno terá o gabarito anterior corrigido.
As regras do Enem aplicado no início do mês continuam a valer?
As normas do edital foram mantidas. Os estudantes terão um novo cartão de inscrição (que estará disponível no portal do Inep).