No dia 11, sábado, às 10:00 horas, na avenida Cristo Rei, foi inaugurado oficialmente o posto do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas – SEBRAE, com a presença de autoridades, políticos, empresários, empreendedores e representantes de entidades de classe.
Giovanni de Andrade Lemos, presidente da Associação Comercial e Industrial de Jacundá – ACIJ, disse que “é importante a parceria do SEBRAE com a prefeitura municipal e o empresariado local, o que oportuniza melhorias no conhecimento organizacional das micro-empresas, capacitando e preparando novos profissionais na área empresarial, valorizando o surgimento de novos empreendimentos, o que ajuda a elevar a economia do município de modo geral”, resumiu Giovanni.
O vereador José Wilson que estava representando o Poder Legislativo, se reportando a respeito do evento, falou “da necessidade e importância da presença de um posto do SEBRAE em nosso município, o que irá ajudar na preparação de novos empreendedores para alavancar o desenvolvimento na área comercial e industrial”, disse o parlamentar.
A vice-prefeita Maria de Jesus se mostrou eufórica e disse que “é uma conquista na gestão do Dino, a presença do SEBRAE qualificando os nossos empreendedores, fortalecendo o empresariado local, e a nossa meta é alcançar o máximo em melhorias para os nossos munícipes que no prazo de 90 (noventa) dias vão assistir a inauguração do Banco Comunitário, uma instituição que terá a sua moeda diferenciada e que será guardada pelo Banco Central do Brasil, lá nós teremos o crédito rotativo que beneficiará os empreendedores e o crédito de consumo, para atender pessoa que com problema no seio familiar e que precisa de socorro imediato na área financeira”, finalizou Maria.
O prefeito Dino Altoé ao fazer a sua explanação sobre o posto do SEBRAE, falou sobre “as obras que Jacundá está recebendo e que vão mudar a “cara” do nosso município, uma vez que vamos iniciar a canalização de 4,5 KM dos igarapés, obra contemplada no PAC II, isso sem falar de que ganhamos 10 km de asfalto da Eletronorte e já temos mais 10 km de asfalto garantidos para o ano de 2011, a nossa tão sonhada Rodoviária já está em fase de iniciação das obras, o que será de vital importância para dar dignidade humana aos nossos viajantes e visitantes.
O nosso município conta com três (03) agências bancárias, a saber: Banco do Brasil – BB, Banco da Amazônia – BASA e Banco BRADESCO, que têm linhas de crédito para qualquer tipo de projeto.
Agora estamos tendo a satisfação de inaugurar o posto do SEBRAE, mecanismo importante para os empreendedores, o que irá fortalecer o empresariado local, haja vista que serão oferecidos inúmeros cursos de capacitação, o que irá gerar emprego e renda para diversas pessoas.
Eu peço a paciência de nossos munícipes para as obras que são aquelas que quase ninguém acreditava na sua realização, já que a morosidade aliada à burocracia acaba retardando o início de grandes projetos, mas eu tenho fé em Deus que, juntos, vamos assistir o desenvolvimento desse município que irá completar 50 (cinquenta) anos em 2011”, definiu Dino.
A diretora técnica do SEBRAE, Flora Navarro, que veio especialmente de Belém proceder a inauguração do posto de Jacundá, disse que “é uma oportunidade ter um posto nesse município, o que é de muita significância para nós, que procuramos levar aos rincões mais longínquos do estado do Pará a presença do SEBRAE.
Quero enaltecer a luta do senhor Renan Freitas que abraçou essa causa com dedicação, seriedade e firmeza, muitas vezes deixando os seus afazeres profissionais e pessoais de lado, optando em buscar o possível e o impossível para que a presença do SEBRAE em Jacundá se tornasse realidade.
Quero dizer que iremos oferecer os mais diversificados cursos, o nosso intuito é capacitar os empreendedores e ajudar no desenvolvimento, e vamos estudar a possibilidade de ministrar cursos para a pesca, a aquicultura e confecção.
Os empreendedores que estiverem aptos em seus negócios, principalmente no que concerne à documentação, poderão participar dos processos licitatórios da prefeitura municipal de Jacundá, em igualdade de condições com os outros participantes. Isso tudo é a presença do SEBRAE que tem um leque muito grande de atividade, colaborando para que o pequeno empreendedor seja reconhecido por sua potencialidade e participação ativa no mercado de trabalho”, concluiu Flora.