Temer deixará presidência da Câmara nesta quarta
Terça-Feira, 14 de Dezembro de 2010 | 13:52hs | 1.237 visualizações |
comentários
Fonte: Terra - Reprodução
Eleito vice-presidente da República, Michel Temer diz que PT decidirá novo comando da Câmara democraticamente
Foto: Reinaldo Marques/Terra
Claudia Andrade
Direto de Brasília
O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), deixará o cargo nesta quarta-feira. Eleito vice-presidente da República, Temer será diplomado nesta sexta. "Renuncio à presidência da Câmara amanhã", disse Temer, acrescentando que continuará como deputado federal até o próximo dia 30. A posse como vice-presidente da República ocorrerá no dia 1º de janeiro.
Com a saída de Temer, o vice-presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), deverá assumir o comando da Casa. Maia disputa a indicação do partido para a eleição de presidente da Câmara para a próxima legislatura. Além de Maia, também brigam pela indicação o líder do governo, Cândido Vaccarezza (SP), e o ex-presidente Arlindo Chinaglia (SP).
Na última semana, o PT fechou um acordo com o PMDB para assegurar a alternância entre as duas legendas no comando da Câmara. O rodízio começa pelo PT. Questionado sobre a disputa, Temer afirmou ser favorável a um nome de consenso.
"É uma questão interna do PT, eles vão ter que decidir isso e estão decidindo democraticamente. Será a vontade soberana do partido. Se houver consenso, melhor".
O PT deve se reunir nesta tarde para buscar uma definição sobre o candidato à presidência da Casa e também sobre quem vai liderar o partido. Jilmar Tatto (SP), José Guimarães (CE) e Paulo Teixeira (SP) são indicados.
Votações
Temer também falou sobre a possibilidade de votação do projeto que legaliza os bingos. "Eu acho polêmico. Nunca quis colocar na pauta. Não coloquei para votar quando estive a frente da casa".
Sobre a proposta que aumenta salários de parlamentares e também do Executivo, Temer disse "não ter objeção" ao projeto, mas ressaltou estar fora da discussão. "A mesa vai se reunir, mas eu não estou participando disso há mais de 20 dias".