Alunos da rede pública vão concorrer a programa cientifico
Terça-Feira, 21 de Dezembro de 2010 | 23:36hs | 2.546 visualizações |
comentários
Fonte: Carajás Tudo de Bom - Antonio Barroso
Shara Gois e Jonh Maycon têm em comum a preferência pela disciplina de Matemática. Os dois alunos da rede municipal de ensino do município de Jacundá participaram de um certame promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e agora tem o direito de concorrer ao Programa de Iniciação Científica Jr.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação de Jacundá (Semed) disse que, “por meio do seu corpo educacional sente se lisonjeada, com a participação dos alunos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) que ganharam a premiação Menção Honrosa e o direito a concorrer ao PIC- Programa de Iniciação Científica Jr”.
Aos 14 anos Shara de Jesus Gois concluiu o Ensino Fundamental. E os números sempre chamam sua atenção. “Gosto muito de matemática”, disse a adolescente, filha do casal Jocélia de Jesus e Paulo Roberto Gois. Estudante da escola pública Teotônio Apinagés, localizada no bairro Santa Helena, numa sala com outros trinta colegas, Shara demonstrou satisfação e surpresa ao saber da notícia. “Fiquei feliz”, resumiu a aluna da professora Clemilda de Jesus Lira Sacramento.
Um rapaz de poucas palavras. Esta é a opinião de quem conhece John Maycon Oliveira de Souza, aluno da Professora Bárbara Santos Meira, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Raimundo Ribeiro de Souza. Filho do vereador Francisco Oliveira de Souza, o Chico Dentista, e Dulcilene Aves de Souza, Maycon concluiu o Ensino Fundamental. E em 2011 inicia o primeiro ano do Ensino Médio.
Voltada para a escola pública, seus estudantes e professores, a OBMEP tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público. Suas atividades vêm mostrando a importância da Matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.
O Programa de Iniciação Científica Jr. da OBMEP (PIC) tem duração de 1 ano e é dirigido aos 3.200 (três mil e duzentos) alunos medalhistas de ouro, prata e bronze de cada ano. Os medalhistas que acompanham todas as etapas do PIC recebem a Bolsa de Iniciação Científica Jr. concedida pelo CNPq, com valor mensal de R$ 100,00.