Lionel Messi é eleito o melhor do mundo em 2010
Segunda-Feira, 10 de Janeiro de 2011 | 20:28hs | 1.338 visualizações |
comentários
Fonte: eBand - Reprodução
Em cerimônia realizada em Zurique, na Suíça, a surpresa ficou reservada para o principal prêmio da Bola de Ouro da Fifa. O vencedor da Bola de Ouro da Fifa foi Lionel Messi, jogador do Barcelona, primeiro a ganhar o prêmio da entidade em um ano de Copa do Mundo sem ter conquistado o Mundial.
Os outros concorrentes eram também do clube catalão, os meias Xavi Hernández e Andrés Iniesta, que estavam na seleção espanhola campeã do mundo. O atacante argentino já tinha sido eleito o Melhor do Mundo pela Fifa e Bola de Ouro da revista francesa “France Football” em 2009. A partir de 2010 os dois prêmios foram unificados, com os técnicos e capitães das seleções nacionais e jornalistas votando juntamente.
Espanhois dominam a Seleção do Ano, e Mourinho é o melhor técnico
Outros prêmios já tinham sido vazados pela imprensa europeia, como o da Seleção do Ano, o primeiro prêmio da noite. A lista foi dominada pela seleção espanhola campeã do mundo na África do Sul. A equipe escolhida foi formada por Iker Casillas; Maicon, Lúcio, Gerard Piqué e Carlés Puyol; Xavi Hernández, Wesley Sneijder e Andrés Iniesta; Lionel Messi, David Villa e Cristiano Ronaldo. Dos onze escolhidos, seis estavam na seleção de Vicente del Bosque, enquanto outros três estiveram na Inter de Milão campeã europeia.
Outro nome estampado nos portais como vencedor horas antes da cerimônia foi o de José Mourinho, o "Special One", que foi eleito o melhor treinador do ano. Esse prêmio foi uma das novidades da cerimônia de 2010. O português, hoje no Real Madrid, conquistou a tríplice coroa pela Inter de Milão, ganhando o Campeonato Italiano, a Copa da Itália e a Liga dos Campeões. Mourinho superou o técnico campeão da Copa, Vicente del Bosque, e o treinador do Barcelona, Josep Guardiola.
Neymar não leva o prêmio de gol mais bonito
O prêmio Puskas, para o gol mais bonito do ano, foi para o turco Hamit Altintop. A votação foi realizada através de uma enquete no site da Fifa. O gol foi feito na partida da seleção turca contra o Cazaquistão. O prêmio por sinal foi entregue pelo goleiro que sofreu o gol, Andrei Sidelnikov. Altintop acertou um belo chute na entrada da área depois de uma cobrança de escanteio. O atacante do Santos, Neymar, estava entre os dez concorrentes, com um gol feito contra o Santo André pelo Paulistão.
Foram premiados também o Haiti, que levou o Fair Play, e o arcebispo sul-africano Desmond Tutu, ganhador do Nobel da Paz e um dos símbolos da última Copa, que recebeu o Prêmio Presidencial.
Redação: Renan Falcão