Devido vários anos de descasos e desmandos que os municípios do entorno do lago da UHE de Tucuruí vêem sofrendo, os vereadores de Goianésia tiveram a feliz ideia de fundar uma associação para buscar mecanismos legais para alavancar o desenvolvimento nos sete municípios, tentando resgatar os benefícios que a Eletronorte não repassa e com isso, prejudica diversas obras, causando transtornos para milhares de pessoas.
Os vereadores Thiaguinho, Darlan e Ivanildo do município de Goianésia do Pará resolveram criar uma associação que reúna as sete Câmaras dos municípios do entorno do lago da UHE de Tucuruí, que precisam reivindicar melhorias para esses municípios. Segundo o vereador Ivanildo “quem irá ganhar com isso, serão os municípios que terão maior representatividade perante aos órgãos públicos.
Sabemos que em determinadas situações, os prefeitos conversam assuntos e os vereadores não têm conhecimento do que foi tratado para o interesse de seu município. Serão 65 (sessenta e cinco) vereadores unidos para lutar por esses municípios, já que a “dívida” da Eletronorte é muito grande.
A Associação dos Vereadores em Torno do Lago é uma entidade que vai lutar por melhorias, inclusive já foi criado o Estatuto e vem para fortalecer os municípios. Esperamos que todas as Câmaras participem ativamente da associação, para que a nossa luta alcance os seus objetivos que nada mais é do que oferecer dignidade aos nossos munícipes”, resumiu Ivanildo.
O vereador Darlan acredita que “unindo as forças dos vereadores, os municípios serão vitoriosos, já que os prefeitos não dão valor aos vereadores, infelizmente essa é a triste realidade. O nosso candidato à presidente da associação é o vereador Ivanildo que já está em plena campanha para angariar os votos necessários para referendar o seu nome, haja vista a sua trajetória de lutas em favor de seu eleitorado e dos municípios do entorno do lago.
A associação trará outra dinâmica aos municípios, que precisam ter união incondicional para ultrapassar os obstáculos e conquistar novos horizontes”, resumiu Darlan.
O vereador Thiaguinho, presidente da Câmara Municipal de Goianésia do Pará, ao se pronunciar fez questão de “pedir desculpa pela demora, por não ter vindo antes visitar essa Câmara, estou satisfeito em testemunhar o trabalho desses nobres vereadores de Jacundá, que se empenham em mostrar a verdadeira atividade do parlamentar. Eu acho que nós, que representamos os municípios do entorno do lago, temos de nos fortalecer, chega de ficar em segundo plano.
Toda vez que uma autoridade visita o nosso estado ou município, todos são convidados para participar e o vereador é “deixado de lado”, o que serve para mostrar que na concepção dos prefeitos, não somos importantes para estar juntos nesse momento, esquecendo de que nós é que damos o “aval” para o executivo e, ainda assim, somos preteridos.
A nossa associação será de grande valia, não só para os parlamentares, mas para toda a população dos sete municípios, que serão beneficiadas ao longo dos anos, com o fruto de nosso trabalho. O nosso compromisso é estreitar o relacionamento das Câmaras municipais com os demais órgãos públicos, resgatando o melhor para os cidadãos que acreditaram e votaram em nosso nome.
Tomei conhecimento de que a UVESPA está tentando se reorganizar e iremos dar o nosso apoio, já que quanto maior for o número de vereadores buscando melhorias para os seus municípios, as obras e os recursos irão aumentar. Esperamos ter o apoio de todas as Câmaras em torno do lago para que o nosso objetivo seja alcançado, não podemos ficar à margem dos problemas que assolam os nossos municípios, já que temos a obrigação de defender o interesse de nosso eleitorado”, concluiu Thiaguinho.
O vereador Lindomar dos Reis Marinho, presidente da Câmara Municipal de Jacundá, ao se reportar sobre o assunto, contabilizou que “serão quase 200 mil eleitores que estarão sendo representados por essa associação, o que serve para mostrar que a entidade já “nasce” fortalecida, servindo de estímulo para todos nós que devemos acreditar e participar, tudo no sentido de beneficiar os nossos municípios, uma vez que a Eletronorte ainda não cumpriu com a sua parte.
Tenho a plena convicção de que teremos sucesso em nossa caminhada, não devemos esmorecer, vamos buscar o que de melhor existe, o nosso povo precisa contar com pessoas destemidas e aguerridas para lutar por causas populares. Fico satisfeito em saber que a criação dessa associação beneficiará a população dos sete municípios, que ainda acreditam no trabalho desenvolvido nas câmaras dos do entorno do lago”, disse Lindomar.