SEMATUR intensifica fiscalização no lago.
A Prefeitura Municipal de Jacundá através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo – SEMATUR intensificou a fiscalização no lago da UHE de Tucuruí, embora o período do defeso tenha se encerrado, mas o uso de redes inapropriadas para a captura de peixes está sendo constante naquele aprazível lugar.
Segundo informou o secretário Cledemilton Araújo: “essa fiscalização se faz necessária, por motivo de que ao usar esse tipo de rede, o pescador acaba capturando espécie menor do que o permitido, o que atrapalha o ciclo de vida de vários peixes no lago.
Nós queremos contar com a colaboração da Colônia de Pescadores Z-43 de Jacundá, para que seja deflagrada uma campanha de conscientização, afinal o maior beneficiado com a venda dos peixes é o próprio pescador, que sustenta os seus familiares com a venda de várias espécies.
A nossa secretaria é responsável pela fiscalização e não podemos fazer “vista grossa”, já que não adianta beneficiar poucos e prejudicar muitos. A responsabilidade é grande, mas não vamos permitir esse tipo de abuso, quem for flagrado colocando redes ilegais no lago, sofrerá as sanções punitivas que o caso requer, tendo imediatamente o apetrecho apreendido.
A Polícia Militar tem sido nossa parceira e, em cada missão, o Tenente PM Rogério, que é o Comandante do Destacamento de Polícia Militar de Jacundá, faz questão de enviar seus comandados para acompanhar a nossa equipe de fiscalização.
A ordem é “banir” definitivamente esse tipo de atividade ilegal, mas reconheço que o número reduzido de servidores que estão aptos para o serviço e a imensidão do lago, são fatores que dificultam a celeridade dos trabalhos, uma vez que para realizar o flagrante, a nossa equipe tem que estar atenta e fazer diversas incursões em locais de difícil acesso, uma vez que o pescador conhece muito bem o lago, melhor do que o nosso pessoal”, concluiu Cledemilton. (Jurandir Bahia)