Jacundá comemora o dia mundial da água
Quinta-Feira, 24 de Março de 2011 | 12:20hs | 1.819 visualizações |
comentários
Fonte: ASCOM/SEMATUR/Valdomiro Batista
Divulgação
A prefeitura de Jacundá, através da secretaria de meio ambiente e turismo – Sematur realizou uma grande festa na praça municipal com a participação de toda a comunidade e alunos do ensino fundamental da rede pública e particular de nossa cidade.
Neste mês de março é comemorado o Dia Mundial da Água, é fato público e notório que, em diversos lugares do planeta, milhares de pessoas já sofrem com a falta desse líquido tão necessário, essencial à vida.
Sabemos que água é um líquido insubstituível. É um recurso natural. Na natureza podemos encontrar a água em três estados: sólido (gelo), gasoso (vapor) e líquido. Ainda classificando a água ela pode ser: doce, salobra e salgada.
É de conhecimento de toda a população que a água é de vital importância para a existência da própria vida na terra. A água é um recurso natural que propicia saúde, conforto e riqueza ao homem, por meio de seus incontáveis usos, dos quais se destacam o abastecimento das populações, a irrigação, a produção de energia, o lazer e a navegação.
O secretário de meio ambiente e sua equipe de trabalho organizaram uma gincana ambiental, visando recolher das ruas garrafas pet e óleo de frituras e de veículos e o resultado foi muito positivo, pois segundo Cledemilton Araújo, foram recolhidos mais de 7.000 garrafas pet, 50 litros de óleo de fritura, sagrando-se vencedor o Colégio Objetivo com quase 3.000 unidades de pet.
Todo esse lixo foi trocado por alimentos não perecíveis, sendo distribuído à população: 120 kg arroz, 100 kg de feijão, 60 kg de açúcar, 15 kg de café, 50 litros de óleo, além da distribuição de vários panfletos educativos, mudas de plantas (cupuaçu, cacau, buriti, açaí, none, café e outras) inclusive as que compõem as matas ciliares.
O evento contou com a participação da vice-prefeita Maria de Jesus, vereadores Edson Ferreira (Edinho) e Nilceu Noberto, secretários Municipais, entidades organizadas e principalmente da comunidade que compareceu em massa, atendendo ao chamado da Sematur e com certeza a natureza agradece, uma vez que foi retirada essa quantidade enorme de lixo que tinha como destino certo o meio ambiente e agora, serão reciclados, gerando novos produtos de forma sustentável sem agredir o meio ambiente.
Nós e a geração futura também agradecemos a iniciativa. Finalizando, Cledemilton Araújo disse “que a natureza pede socorro e cabe a nós representantes do poder público convocar a sociedade para a proteção ambiental e, com certeza na sua grande maioria colaboram com muita boa vontade. O exemplo está bem aqui. Se não agirmos agora, em breve as guerras surgirão em decorrência da falta de água".