No último dia 31 de março, a sociedade civil organizada de Jacundá assinou o Termo de Adesão para integrar ao seleto grupo de município verde do Pará. Depois de Paragominas, Itupiranga e Goianésia, chegou a nossa vez. Graças ao empenho do Prefeito Izaldino Altoé, que deu todas as condições ao Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Cledemilton Araújo Silva, que partiu em busca de convênios e parcerias com diversos órgãos do município, do Estado e da União, e assim, conseguiu mais uma conquista para nosso povo que deve seguir o caminho do desenvolvimento sustentável de agora em diante.
A Cerimônia coordenada pela SEMATUR contou com a participação do Prefeito, da Vice-Prefeita, do secretariado Municipal, dos Vereadores, da direção do Sinrural, da ACIJ, dos madeireiros, associações e de representantes do Imazon entre outros.
Logicamente que não é tarefa fácil para obter a certificação de “Município Verde”. É preciso atender a dezenas de diretivas estabelecidas pelo Estado como: Desmatamento Zero, Reflorestamento de 50% das propriedades Rurais de Jacundá, tratamento de água, de redes de esgoto, gestão de resíduos sólidos, recuperação de mata ciliar dos rios e nascentes, arborização urbana, educação ambiental, o fim da exploração ilegal de madeira, incentivo ao uso de madeira certificada (projeto manejo) – implantação de um programa que reduza o desperdício de recursos hídricos, controlar a poluição do ar, poluição sonora e implementação de uma estrutura ambiental capaz e responsável pela proteção ao meio ambiente.
Foi apresentado pelo Secretário Cledemilton um novo modelo de geração de emprego e renda, acrescido com responsabilidade social, melhor distribuição de renda com o objetivo de evitar que uma região rica continue com um povo pobre e sem formação acadêmica, isto é, o que chamamos de sustentabilidade, a idéia ambiciosa de expandir nossa economia com desmatamento zero. O projeto ousado de educação ambiental apresentado será viabilizado com a aliança entre a administração municipal, empresários, trabalhadores, alunos e a comunidade.
É exatamente este pacto que o Prefeito Izaldino Altoé espera ver disseminado por todos os cantos do nosso município. O desafio de promover o desenvolvimento sustentável é dever de todos: Poder Público, Empresários e Sociedade como um todo.
O município verde é desde já o nosso compromisso, sendo, portanto, esse o nosso maior desafio. Contamos com a compreensão e contribuição da população Jacundaense. (SEMATUR - Valdomiro Batista)