Prefeito de Santana do Araguaia renuncia ao mandato
Domingo, 01 de Maio de 2011 | 14:25hs | 3.428 visualizações |
comentários
Fonte: CTOnline - Reprodução
O prefeito do município de Santana do Araguaia, a 521 quilômetros de Marabá, no sul do Pará, Gilcleider Altino Ribeiro, o “Alegria” (PSDB), renunciou ontem (29) ao cargo de chefe do Executivo por meio de carta enviada à Câmara Municipal. Os vereadores foram convocados no início da tarde para a leitura da correspondência e na mesma oportunidade efetivaram o vice-prefeito Jeová Aguiar (DEM) como novo mandatário.
Jeová, que é empresário, estava em viagem a Goiânia (GO) e foi lá, por telefone, que ficou sabendo pelo próprio Alegria, que este entregaria o cargo. O novo prefeito falou à Imprensa ainda no Aeroporto de Redenção, ao desembarcar e adiantou que o agora ex-prefeito alegou motivação pessoal para deixar a prefeitura.
“O pai dele faleceu recentemente e ele me falou que estava passando por outros problemas de cunho familiar”, relatou Jeová Aguiar, antes de pegar a estrada para Santana do Araguaia, onde fora recebido com festa por seus correligionários.
A comemoração tem razão de ser. Jeová e Alegria não falavam a mesma língua e já não eram companheiros na administração. O vice diz que nunca concordou com a forma de administrar do titular.
“Eu nunca sequer assumi a prefeitura na ausência do prefeito”, desabafa Aguiar, que pretende já na semana que vem substituir todo o secretariado e os funcionários de segundo escalão por pessoas da sua confiança. Ele disse ainda que vai ter muita dificuldade para colocar as coisas em ordem, uma vez que o município estaria sucateado.
Também ouvido, mas por telefone, Alegria foi sucinto quanto à sua motivação para deixar o cargo, mas demonstrou estar saturado com a vida política, o que fica bem claro ao reclamar que tenha sido alvo de denúncias e críticas desde que assumiu, em janeiro de 2009.
Apesar disso, ele contemporizou: “Entrego o cargo de prefeito por motivos pessoais e não por questões políticas”, disse. Ainda de acordo com o ex-prefeito, ele deixa a Prefeitura de Santana do Araguaia, com os salários de todos os funcionários pagos, “sem dívidas do Poder Executivo com seus servidores”, cerca de R$ 2 milhões no caixa da prefeitura, além de vários convênios de benéficos para o município que já estão assinados e em andamento. “Embora esteja deixando a prefeitura, continuarei colaborando com o município de Santana do Araguaia”, prometeu.
Alegria teve uma administração conturbada, inclusive na relação com a Câmara Municipal, a qual chegou instaurar uma CPI para investigar supostas irregularidades. Santana do Araguaia fica localizada na rodovia BR-158, na divisa com o Estado do Mato Grosso. (Paulo Carrion)