Dois motoristas morreram no início da tarde de sexta-feira, 6, na cidade de Jacundá, quando um caminhão de transporte de carvão vegetal colidiu violentamente contra outro caminhão carregado de madeira serrada. O acidente interditou por duas horas a rodovia PA-150, no quilômetro 90. As vítimas são Francisco Armando da Conceição, 41, e um homem identificado por Baiano. Os dois morreram no local.
O veículo JUN – 4787, placa do município de Tailândia, nordeste do Estado, retornava da cidade de Marabá, onde descarregara uma carga de carvão vegetal. O condutor residia na cidade de Jacundá. Enquanto o caminhão, placa JLV 3851, do Estado da Bahia, dirigido pelo motorista Baiano, com residência na cidade de Goianésia do Pará, seguia no sentido contrário com uma carga de madeira serrada.
A colisão entre os dois indicam que o motorista Armando teria realizado uma ultrapassagem e, na pior das hipóteses, cochilado ao volante. “Acredito que foi uma tentativa de ultrapassagem”, avaliou um dos policiais que chegou ao local do acidente para organizar o trânsito.
Na cena do acidente percebe-se que o condutor do carvoeiro invadiu a pista contrária enquanto o motorista Baiano tentou evitar o acidente, chegando a entrar na lateral esquerda. Porém, a colisão foi inevitável. Os dois caminhões se chocaram e os motoristas morreram no local do acidente.
Segundo um familiar do motorista Armando, o trabalho exaustivo pode ser a explicação para o descuido durante a viagem. “Ele iria chegar, almoçar e seguir viagem rumo à Tailândia, onde carregaria com carvão para ser entregue numa siderúrgica de Marabá”, relatou o familiar que pediu anonimato de sua identificação.
O corpo do motorista Armando foi retirado dos destroços por populares. Em seguida levado a uma funerária da cidade. Preso entre o volante e a traseira da cabine, o corpo de Baiano demorou a ser removido dos destroços. Foi necessária uma equipe do Corpo de Bombeiro de Marabá para realizar a remoção do corpo.
Por conta do acidente a rodovia PA-150 ficou obstruída por mais de duas horas e uma longa fila de veículos se formou na estrada.