Adão José Pesente, secretário municipal de cultura, desporto e lazer, anunciou oficialmente a programação do 7º festival junino, que dentre as atrações, terá como novidade a participação da quadrilha do “enta”, composta por pessoas na faixa etária de quarenta em diante, integrada por funcionários públicos municipais e convidados.
Segundo Pesente “a prefeitura vai promover o festival com a missão de difundir o folclore, grupos de dança, quadrilhas e boi bumbá, uma vez que a nossa missão conta com a participação de vários abnegados, muitos trabalhando de maneira voluntária, com o único objetivo de ajudar a destacar a cultura em nosso município e região.
A nossa programação vai obedecer ao seguinte cronograma, sempre com início às 20:00 horas: dia 09 (quinta), apresentação das quadrilhas das escolas estadual, municipais e particulares, com a participação de Marquinhos e banda; dia 10 (sexta), apresentação das quadrilhas dos municípios visitantes, grupos de dança locais, boi bumbá de Jacundá e participação de Wesley Solluo e banda; dia 11 (sábado), quadrilha do “enta” e torneio das quadrilhas de elite – Boa Esperança, Bela Vista, Evolução Junina, Explode Coração, Explosão da 14 de Maio, Porto Junino e Princesinha do Sertão. Devido o torneio adentrar pela madrugada, não haverá atração musical.
Dia 12 (domingo), apresentação da “melhor idade”, homenagens, apuração dos resultados, apresentação das campeãs e a participação da banda “DN MELODY”.
A comissão julgadora será composta por pessoas da Fundação “Curro Velho”, a fim de ser aplicada a lisura, transparência e a imparcialidade nos quesitos a serem julgados, inclusive nem eu sei os nomes das pessoas que vão formar o corpo de jurados.
Quanto a participação das quadrilhas de outros municípios, é bom frisar que estamos intensificando o intercâmbio no sentido de que outras pessoas possam mostrar suas aptidões culturais, o que é bom porque facilita a apresentação de nosso pessoal nos municípios circunvizinhos, e quem ganha são os participantes dos grupos folclóricos que, além de exibir as suas coreografias, podem iniciar conversações no sentido de adquirir novos conhecimentos para serem usados em outra oportunidade.
O prefeito Dino fez questão de manter a realização do festival junino, delegando poderes a minha secretaria, uma vez que o nosso município dispõe de muitos talentos, mas as oportunidades são bastante raras, o que dificulta a projeção desses grupos no cenário regional.
Espero que a nossa festividade obtenha êxito, e conclamo a população para vir prestigiar esse evento de grande importância para a cultura de Jacundá, e tenho a plena certeza de que as atrações serão imperdíveis”, finalizou Pesente.