Jacundá Comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente
Terça-Feira, 07 de Junho de 2011 | 16:50hs | 2.361 visualizações |
comentários
Fonte: Carajás Tudo de Bom - Antonio Barroso
Estudantes de escolas públicas e particulares da cidade de Jacundá, sudeste do Estado, participaram de uma programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Apresentação de trabalhos manuais, recitação de poesias, desfiles de moda, distribuição de mudas e passeio ciclístico fizeram parte das atividades organizadas pela Prefeitura de Jacundá, por meio da secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur).
A professora e Engenheira Sanitarista Elidiane Assis, do Centro de Ensino Impacto, ministrante do curso técnico em Meio Ambiente, elaborou um panfleto que cita a produção lixo na cidade de Jacundá. Segundo consta no material distribuído à população, a população loca produz em média 25 toneladas de resíduos, “sendo que quase todo resíduo produzido é destinado ao lixão, cujas características favorecem o impacto sócio-ambiental”.
Os estudantes da escola Tancredo Neves apresentaram um sistema econômico e portátil para filtrar água. Orientados pela professora Márcia Nilha, os alunos confeccionaram a partir de duas garrafas pet de dois litros o filtro de água. Enquanto o alunado da Escola Teotônio Apinagés produziu pequenas embarcações com materiais encontrados no lixo.
O Fórum de Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Jacundá (DISJ) fez a distribuição da Cartilha Horta Orgânica Solidária. Como produzir alimentos saudáveis utilizando material reciclado, como pneus. Neles, segundo a professora Maria Dalva da Cruz, é possível produzir diversas hortaliças com alface, coentro, salsinha, pimenta de cheiro.
“Os impactos ambientais já têm seus efeitos visíveis em todos os municípios do Brasil, Jacundá e o 4º “Município Verde do Estado do Pará. E isso é muito importante para nós”, explica o secretário de Meio Ambiente e Turismo, Cledemilton Araújo, sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Ele acrescenta que “o momento atual é muito oportuno para investir ainda mais na sustentabilidade dos recursos naturais, pois Jacundá assinou o compromisso de desmatamento zero”.