O vereador Lindomar dos Reis Marinho, presidente da Câmara Municipal de Jacundá, informou sobre o andamento do processo para a criação do estado do Carajás, cujo plebiscito acontecerá em dezembro.
Lindomar disse que “em relação ao estado do Carajás, todos os municípios estão criando as Comissões Municipais, inclusive já foi criada a Comissão Regional, e Jacundá está fazendo a sua parte, esse é o “primeiro passo”.
Tive uma reunião no dia 13 em Belém, e na próxima terça-feira, dia 21, vai ter outra reunião com todos os vereadores da região, em Marabá, para levar as Comissões devidamente estruturadas.
Ficou estipulado que até o dia 24 de junho, todas as Comissões Municipais, devem estar implantadas, com pessoas que estão interessadas em angariar recursos para que a campanha pró-Carajás seja deflagrada oficialmente, uma vez que o plebiscito está marcado para meados de dezembro do corrente ano.
Estamos recebendo a adesão de voluntários, já que o plebiscito interessa a todos os moradores que anseiam por uma condição de vida digna, uma vez que o estado do Pará tem uma região geográfica imensa, o que dificulta a aplicabilidade de políticas públicas para desenvolver os nossos municípios.
Quanto à aprovação para a criação do estado do Carajás, tivemos informações na reunião realizada em Belém, de que estudantes universitários criaram um blog totalmente favorável ao novo estado, com enquetes e opiniões altamente positivas, o que reflete a preocupação de pessoas residentes na capital do estado do Pará, em apoiar a nossa luta que já se arrasta por vários anos.
Estou vendo com grande chance a criação do Carajás, o mais rápido possível, e segundo informações, somente os eleitores da região interessada é que terá direito a votar, o que nos acena a possibilidade de que o plebiscito será totalmente a favor de nossa causa.
Nós, vereadores de Jacundá, estaremos irmanados para que o nosso município participe ativamente dessa nova conquista, o que será muito importante para o futuro de nossos munícipes”, finalizou Lindomar.