Vem aí o 7º Torjac
Quinta-Feira, 23 de Junho de 2011 | 09:43hs | 2.996 visualizações |
comentários
Fonte: Carajás Tudo de Bom - Jurandir Bahia
O 7º Torneio de Pesca Esportiva de Jacundá – TORJAC será realizado no período de 08 a 10 de julho, na Vila Porto Novo, município de Jacundá. O torneio se tornou tradicional no calendário da pesca esportiva do estado do Pará, atraindo os “amantes” da modalidade, que não medem distância e nem sacrifício para se fazerem presentes no evento.
Cledemilton Araújo Silva, secretário municipal de meio ambiente e turismo de Jacundá, anunciou os novos atrativos do torneio, que a cada edição recebe maior número público: “o 7º TORJAC, a pedido do prefeito Dino Altoé, vai ter atividades mais populares, então não vai ser só um torneio de pesca para a elite, vai ter atividade para a população, o que irá valorizar o pescador artesanal e o morador ribeirinho.
A coordenação resolveu e ficou definida a programação oficial, que seguirá o cronograma elaborado por nossos técnicos, já que o prefeito Dino resolveu atender o clamor da população, que pediu para que o TORJAC se tornasse uma festa popular, para que a participação em outras modalidades fosse viabilizada, o que incentiva o morador da região do lago, principalmente da comunidade ribeirinha.
A nossa programação terá a sua abertura oficial no dia 08 (sexta), às 20:00 horas, na Vila do Porto Novo, no sábado (09), das 06:00 às 18:00 horas, e domingo (10), das 06:00 às 17:00 horas, teremos a pescaria nas modalidades “currico” e “especial”, com a premiação de um “casco” de voadeira, um motor de 15 HP, um motor elétrico e o sorteio de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) em espécie, ou seja, cinco (05) sorteios de R$ 1.000,00 (um mil reais), entre os pescadores participantes da pesca esportiva.
Teremos o TORJAC artesanal, na modalidade “arremesso”, com a participação exclusiva de pescadores e pescadoras associados à Colônia de Pescadores Z-43 de Jacundá, no dia 08 (sexta-feira), das 08:00 às 16:00 horas, com a premiação de uma “rabeta” completa.
A grande novidade do evento será o TORJAC mirim, que será realizado no sábado (09), das 8:00 às 11:00 horas, com a participação de 50 (cinquenta) crianças e adolescentes das comunidades ribeirinhas (masculino e feminino), tendo como premiação a entrega de troféus e medalhas.
Será realizado o 1º primeiro festival do peixe, que consiste em premiar a barraca que vender o melhor peixe frito, a melhor caldeirada e o melhor peixe assado, sendo que na hora do julgamento (12:00 horas do dia 09) outros quesitos como barraca mais decorada, melhor atendimento e o melhor prato, serão importantes para decidir a barraca vencedora, cujo proprietário (a) será premiado (a) com um fogão de duas bocas, conjunto de panelas e outros.
Em parceria com a secretaria de cultura, desporto e lazer – SECULT, nos dias 08 e 09 (sexta e sábado), iremos realizar o torneio início do 8º campeonato de futebol das águas, com a participação de atletas masculino e feminino, sendo esperada a participação de várias equipes, já que o lago possui 1.600 ilhas, o que garante um índice grande de torcedores e simpatizantes.
A outra novidade será a realização de competições aquáticas começando com a canoagem de voga, no dia 09 (sábado), às 14:00 horas com atletas masculino e feminino, com a premiação de troféu. Às 15:00 horas, teremos o mergulho á distância (masculino e feminino), com premiação de troféu.
Às 16:00 horas, teremos a apinéia (masculino e feminino), com a premiação de um troféu. Às 17:00 horas, o nado livre em equipe (masculino e feminino), com a premiação de um troféu. O 7º TORJAC está “recheado” de várias atrações e dessa vez populares, já que o prefeito Dino autorizou a contratação de duas bandas para animar o evento, que serão a DN MELODY e MENINA MOLEKA.
A gente acredita que vamos envolver a presença de seis mil pessoas durante esse final de semana no Porto Novo, já que a realização do TORJAC desperta interesse não só dos competidores, mas de um público que faz questão de participar devido à impecável organização promovida pela prefeitura municipal de Jacundá, que zela pela integridade e segurança das pessoas que visitam a Vila do Porto Novo.
Quem estiver interessado em participar do 7º TORJAC acesse o site www.jacundambienteturismo.com.br/torjac2011 ou compareça diretamente na sede da SEMATUR, onde estaremos com uma equipe altamente capacitada para atender a todos”, finalizou Cledemilton. (Jurandir Bahia)