DMTU capacita novos agentes
Quinta-Feira, 23 de Junho de 2011 | 09:28hs | 2.929 visualizações |
comentários
Fonte: Carajás Tudo de Bom - Jurandir Bahia
O Departamento Municipal de Trânsito Urbano de Jacundá – DMTU, vai aumentar o seu efetivo de agentes nas vias do município, a fim de tentar a reordenação do trânsito, atendendo determinação do Ministério Público, do Poder Judiciário e do planejamento da prefeitura municipal local, tendo em vista que o tráfego de veículos se tornou um grande problema, devido à grande maioria dos condutores, principalmente de veículos de duas rodas (motocicletas), não atenderem as exigências previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O assunto se tornou prioridade em todos os segmentos, o que acabou provocando a “intervenção” da representante do “PARQUET” e do nobre juiz da comarca, no sentido de encontrar mecanismos legais, para coibir de maneira definitiva os abusos praticados na condução de veículos.
A prefeitura municipal abriu concurso seletivo para a “triagem” de novos agentes, para que possa ter um efetivo que venha atender as necessidades, uma vez que o êxodo dos antigos agentes para outros municípios não pôde ser evitado, o que acabou “desfalcando” o efetivo e, por tabela, prejudicou o serviço de fiscalização nas vias, atrapalhando a metodologia previamente traçada, motivada por absoluta falta de material humano.
O senhor Wunes Alves Paiva, diretor geral do DMTU, acompanhado de dois técnicos do DETRAN de Belém, “levou” os 42 alunos para a aula prática de fiscalização e abordagem nas ruas, o que foi feito nos dias 21 e 22 (terça e quarta), com resultado altamente positivo, recompensando os instrutores que de maneira incansável, repassaram os seus conhecimentos para os futuros agentes, que precisam se especializar na legislação de trânsito, para desenvolver um trabalho de qualidade e que esteja de acordo com o curso ministrado há vários dias, finalizando com a certificação daqueles que forem considerados aptos.
Paiva disse que “são 42 alunos que estão se capacitando para agir nos próximos trinta dias, depois dessa fase, vamos depender do DETRAN, da prefeitura em adquirir o fardamento e providenciar os contratos, para que as vias de nosso município possam desfrutar de trânsito seguro, já que a fiscalização será intensa, seguindo os padrões normais, para que a triste estatística de acidentes possa diminuir consideravelmente.
Acredito que, muito em breve, os condutores irão regularizar a sua situação, no que concerne a documentação pessoal e de veículos, o que facilitará o trabalho de todos. O prefeito Dino Altoé está apoiando e incentivando para que possamos desempenhar a nossa missão de forma educada, respeitosa e dentro do que determina o CTB”, resumiu Paiva. (Jurandir Bahia)