A partir de hoje, aposentados e pensionistas poderão receber o adiantamento de 50% do 13º salário já na folha de agosto. Serão cerca de 24,6 milhões de beneficiários que terão a antecipação depositada entre os cinco últimos dias úteis deste mês e os cinco primeiros dias úteis de setembro. Esta é a sexta vez que a Previdência Social antecipa parcela da gratificação.
O adiantamento é resultado de um acordo firmado entre o governo e as entidades representativas de aposentados e pensionistas.
A maioria dos beneficiários receberá o adiantamento de 50% do valor do 13º, com exceção daqueles que só passaram a receber o benefício depois de janeiro deste ano e os que estão recebendo auxílio-doença - os valores nestes casos serão calculados de acordo com a proporção - já que, para estes últimos, o benefício é temporário.
Segundo Teresa Cristina Conde, coordenadora da divisão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o valor é “depositado automaticamente na conta do aposentado e fica disponível para saque por seis meses”, explica.
No Pará, cerca de 500 mil aposentados deverão receber o benefício. Em todo o Brasil, os quase 25 milhões de antecipações somam uma injeção de aproximadamente 10 bilhões de reais na economia do país. Teresa Cristina diz que a antecipação do benefício é “uma forma de ajudar os aposentados e pensionistas, mas que não deixa de ser, também, uma maneira de movimentar a economia”. Segundo Teresa, a previsão é de que até o dia 8 de setembro os valores já estejam disponíveis na conta dos beneficiários.
Para a professora aposentada Carmelinda dos Santos Paiva, 76, ter o benefício adiantado é “uma benção”. “Ajuda a desafogar as dívidas das férias, porque quando a gente para de trabalhar quer mais é aproveitar as ‘férias permanentes’”, diverte-se a aposentada. “Apesar de receber uma aposentadoria razoável, o que a gente ganha mal dá para sobreviver”, diz.
Carmelinda afirma que antes mesmo de receber o adiantamento já tem planos para o valor. “Vou pagar umas contas e também ajudar minha filha a comprar um sofá para a casa nova” revela. No entanto, é preciso ficar atento para saber se você tem direito ou não ao benefício.
BIOMETRIA
A Caixa Econômica Federal e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) assinaram na quinta passada (18), parceria para acelerar a coleta de impressões digitais dos cidadãos. O objetivo é mapear os beneficiados para facilitar os pagamentos e garantir maior segurança e idoneidade no processo, comprovando inclusive que o beneficiário está vivo.