Educadores de Jacundá participam de palestra sobre Flexibilização Curricular
Sádado, 27 de Agosto de 2011 | 07:56hs | 2.013 visualizações |
comentários
Fonte: Carajás Tudo de Bom - Amabete Almeida
A Prefeitura Municipal de Jacundá através da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) realiza ação para capacitar professores e melhorar o desempenho escolar de todos os alunos da rede de ensino publico de Jacundá.
Realizado no último dia 20, o encontro contou com a participação de todos os envolvidos no processo de educação deste município.
O tema abordado foi: “Flexibilização Curricular, um caminho para o atendimento do aluno com deficiências, nas classes comuns da Educação Básica”. A ministrante, Profª. Suelene Miranda, graduada em Pedagogia com habilitação para a Educação Especial e Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva com ênfase na deficiência mental.
Profª. Suelene é coordenadora do Programa Educar na Diversidade e Coordenadora da Educação Especial em Marabá.
O encontro foi realizado com o fito de possibilitar melhorias no que concerne a uma educação de qualidade, numa perspectiva de uma Educação Inclusiva, vivenciando um momento de reflexão com todos os educadores desta rede de ensino a partir de temáticas significativas, dentre elas podemos elencar:
• Como ensinar ao aluno com necessidades educativas especiais?
• Quais as metodologias apropriadas para cada tipo de deficiência?
• Quais as atitudes mais favoráveis para o professor incluir, com sucesso, um aluno com deficiência, na sala de aula?
• Que adaptações e flexibilizações curriculares são necessárias?
• Quais os mecanismos de avaliação mais apropriados para os alunos com necessidades educativas especiais?
• Promoção e reprovação escolar.
• A importância da Sala de Recurso Multifuncional na aprendizagem do aluno com déficit intelectual.
Os temas abordados foram de muita relevância, pois, contemplaram não apenas o trabalho do professor que tem aluno com deficiência (necessidades especiais), mas todos aqueles que possuem dificuldades de aprendizagem em qualquer modalidade ou áreas de conhecimento, contribuindo assim para o avanço das aprendizagens.
Deste encontro outra ação já está prevista para o mês de setembro, um curso de BRAILLE – que capacitará os professores para alfabetização de alunos cegos.
São ações deste nível que demonstram o compromisso que a Prefeitura Municipal de Jacundá, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação tem para com a qualidade do ensino, garantindo assim melhores condições de vida para a população jacundaense.