Jogos estudantis movimentam comunidade escolar
Quinta-Feira, 01 de Setembro de 2011 | 13:39hs | 2.319 visualizações |
comentários
Fonte: ASCOM/PMJ
Mais de 1.700 atletas estão envolvidos nos Jogos Estudantis Jacundaenses (Jej’s). A abertura oficial do evento aconteceu na noite de quarta-feira, 31 de agosto, no ginásio poliesportivo padre Humberto Hailland, com a participação da comunidade estudantil e autoridades. Os jogos acontecem até sexta-feira, 6.
Promovido pela prefeitura municipal, através da secretaria municipal de Educação (Semed), o Jej’s envolve 21 escolas da rede pública e particular de ensino, totalizando mais de 1.700 alunos diretamente envolvidos nas disputas de voleibol, futsal, handebol e xadrez. “Acreditamos que o esporte é um veículo de inclusão social e melhoria da qualidade de vida, formando assim, cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade”, explica o prefeito de Jacundá, Dino Altoé.
A abertura realizada na noite da última quarta-feira levou ao público um show de conhecimento sobre o surgimento dos jogos olímpicos e sua importância na vida da humanidade. A Grécia, berço dos jogos, foi representada com uma dança coreografada por Roberto Paixão e Edinelson Karvalho com a participação de vários estudantes. As apresentações de ritmos musicais e dançantes também fizeram parte da programação, além do momento ímpeto quando a pira olímpica foi acesa.
Para representar os atletas, as escolas através de suas delegações proporcionaram ao público o juramento do estudante Joanderson Costa Ribeiro, de 17 anos, que já conquistou diversos títulos em jogos estudantis, inclusive, nos Jogos Paraenses.
“Os jogos estudantis promove a integração de educadores, pais e alunos das escolas públicas e particulares, desenvolvendo e melhorando o esporte no município”, citou, por telefone, a secretária Cristina Araújo, que participa de um congresso fora do Estado.
A primeira rodada de jogos começou na manhã de quinta-feira, 1º, nas quadras poliesportivas do ginásio Padre Humberto e escola estadual Maria da Glória Rodrigues Paixão.