Agentes de saúde recebem treinamentos em Jacundá
Sádado, 03 de Setembro de 2011 | 06:53hs | 1.584 visualizações |
comentários
Fonte: ASCOM/PMJ
Jacundá, sudeste do Estado do Pará, tem uma população estimada em mais de 51 mil habitantes. Atualmente, 80% do município é coberto pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). São 104 profissionais para atender 11.085 famílias distribuídas nos setores urbano e rural.
Para capacitar os profissionais que atuam diretamente com as famílias, a secretaria de Saúde, através do departamento de gerenciamento do PACs, promove diversos cursos e treinamentos. A enfermeira Vera Lúcia, responsável pelo programa, explica que os “agentes recebem treinamentos e cursos de capacitação para detectar doenças como malária, tuberculose, hanseníase e outras”.
O secretário de Saúde, Ailton Lima, explica também que “sem a participação profissional dos ACS não existiria saúde pública. São pessoas que fazem o “elo de ligação” entre as famílias e o serviço de saúde”. Em Jacundá, o secretário cita que a prefeitura adquiriu kits de acessórios de trabalho, composto de: duas camisetas, um boné, prancheta, lápis, caneta esferográfica, crachá, termômetro e protetor solar. A vice-prefeita Maria de Jesus enalteceu o trabalho dos agentes. Segundo ela, “saúde de qualidade só se faz com os agentes comunitários de saúde”.
Para entregar os kits, a secretaria de Saúde promoveu encontro com os 104 agentes comunitários de saúde na manhã de quarta-feira, 1º. Na ocasião houve a entrega de certificados para 91 profissionais que participaram dos treinamentos. E também, pela primeira vez em Jacundá, condutores de veículos de emergência – ambulâncias – receberam certificados de treinamentos, que incluiu os agentes de trânsito pertencente ao quadro do DMTU. O treinamento para motoristas de ambulância teve duração de 40 horas.