Propaganda chega à s ruas na próxima semana
Terça-Feira, 06 de Setembro de 2011 | 05:46hs | 1.331 visualizações |
comentários
Fonte: CTOnline
A campanha pró e contra a redivisão do Pará finalmente chega às ruas na próxima semana, mais precisamente no dia 13 de setembro, quando estará liberada a propaganda oficial promovida pelas frentes promovendo o voto no “77” pelo “Sim” ou no “55”, pelo “Não”. Assim será até o dia 10 de dezembro, às 22 horas, na véspera do plebiscito que vai ouvir todo o eleitorado paraense sobre o tema.
No dia 11 de setembro fecha o cadastro de eleitores em todas as zonas eleitorais, quando será sabido o contingente exato de eleitores aptos a votar em dezembro. Da parte dos emancipacionistas tem sido feito campanha pela regularização de títulos de eleitor dentro do prazo.
A propaganda iniciará primeiro na internet e nas ruas. As frentes terão liberdade na internet para utilizar sítios, blogs, mensagens instantâneas e redes sociais. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, é livre a manifestação do pensamento, vedado o anonimato durante a campanha plebiscitária, por meio da internet, assegurado o direito de resposta, e por outros meios de comunicação interpessoal mediante mensagem eletrônica.
Já no rádio e na televisão, as propagandas iniciarão no dia 11 de novembro e seguem até o dia 7 de dezembro. A propaganda gratuita no rádio e na televisão ocorrerá no período de 11 de novembro a 7 de dezembro de 2011, quatro dias antes do plebiscito.
Plebiscito
O TSE esclarece, ainda, que a propaganda 'boca de urna' é proibida, pois é crime eleitoral, assim como o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata; arregimentação de eleitor; e a divulgação de qualquer espécie de propaganda das frentes.