Carajás é tema de palestra em Jacundá
Sexta-Feira, 16 de Setembro de 2011 | 06:47hs | 1.284 visualizações |
comentários
Fonte: Carajás Tudo de Bom - Antonio Barroso
A emancipação do Estado de Carajás será tema de uma palestra com o economista Célio Costa, autor do estudo de viabilidade econômica do futuro estado da região amazônica, na cidade de Jacundá, sudeste paraense, na noite de sexta-feira, 16, com a participação da comitiva Frente pró-emancipacionista e lideranças jacundaenses.
A campanha já está liberada pelo Tribunal Superior Eleitoral para que as frentes pró e contra a emancipação de Carajás e Tapajós vão às ruas em busca de votos. O plebiscito está marcado para o dia 11 de dezembro deste ano quando os eleitores paraenses terão o direito de optar pelo “SIM” ou pelo “NÂO”.
O primeiro ato público da “Frente por um Pará mais forte” na cidade de Jacundá pretende esclarecer às lideranças e populares a importância do voto, “principalmente que seja “sim”, pois é bom para todos nós”, defende o presidente da comissão municipal pró-emancipação de Carajás, o prefeito Dino Altoé.
A palestra que acontecerá em Jacundá tem confirmado a presença do economista Célio Costa, que pesquisou a viabilidade econômica de Carajás. Também está confirmada a participação de lideranças políticas regionais. Em Jacundá, a mobilização para o evento envolver divulgação de emissoras de rádio, TV, internet e carro de som.
Caso seja aprovado no plebiscito, o futuro Estado de Carajás terá 39 municípios, uma área territorial de 296,620 quilômetros quadrados, e uma população de 1,6 milhão. Politicamente será composto de governo, três senadores, 8 deputados federais e 24 estaduais.