Um influente articulador da Frente Pró-Criação do Estado de Carajás relatou que realmente o trabalho de Duda Mendonça a frente da campanha pelo SIM é mesmo de graça. Segundo o informante, Duda Mendonça sabe valorizar o seu trabalho e não trabalha barato, ou cobra caro ou não cobra, e, se ele fosse cobrar o que costuma a Frente não teria condições de contratá-lo.
Para o informante, Duda Mendonça é proprietário rural na região e tem interesse em ver criado o Estado de Carajás e, com ele, consequentemente, uma melhora significativa na região.
Segundo informado, Duda Mendonça teria feito algumas exigências para assumir a campanha, entre elas a contratação de uma boa produtora, com equipamentos de primeira geração. A Frente contratou a Vanguarda, de Chiquinho Cavalcante, responsável pelas campanhas vitoriosas de Edimilson Rodrigues, Ana Júlia e do atual governador do Amapá.
Ainda segundo informado alguns produtores conhecidos de Duda Mendonça, que trabalharam com ele nas campanhas do ex-presidente Lula, querem conhecer o Pará e também entrar na campanha.
Mesmo sem ônus, a contratação de Duda é cara para a Frente Pró-Carajás. Existem custos como as pesquisas qualitativas e quantitativas ( Duda escolheu o renomado Instituto Vox Populi para fazer esse acompanhamento) e despesas com transporte, alimentação e hotelaria, que não são baratas.
Para o informante, Duda está nessa campanha mais pelo desafio. Só a enorme diferença no número de eleitores do Novo Pará e da região separatista já torna a missão muito difícil de ser ganha. Duda sabe que, se for vitorioso, isso entrará pra seu currículo, aumentando seu já conceituado portfólio de campanhas vitoriosas.
Essa semana Duda Mendonça esteve em Marabá para reunir-se com a direção da Frente Pro Carajás e alguns empresários. O objetivo era apresentar algumas despesas que deverão ser feitas. Depois de uma longa reunião onde o publicitário apresentou uma síntese da campanha televisiva e o norte a ser seguido, todos os presentes se comprometeram a dar o melhor de si em prol da criação dos novos estados.
Esse trabalho já começou a ser feito. Uma comitiva parlamentar composta pelos deputados federais Giovanni Queiroz e Zequinha Marinho, pelos estaduais João Salame, Pio X e Bernadete tem Caten está visitando vários municípios da região norte do Pará. O primeiro foi Ulionópolis, onde a comitiva se reuniu com lideranças municipais para mostrar a viabilidade e a necessidade da criação dos novos estados. Segundo informações grande parte dos eleitores de Ulionópolis ficou satisfeita com que ouviu e votará pelo Sim no plebiscito. O mesmo aconteceu em Paragominas onde várias lideranças políticas declararam apoio ao SIM. Neste sábado a comitiva seguiu para Ipixuna. Lá foi instalado o Comitê do SIM e importantes lideranças locais aderiram a campanha do SIM.
A comitiva segue pelos municípios do Pará mostrando a viabilidade econômica e a necessidade da criação dos novos estados. Para o presidente da Frente Pro Carajás, deputado João Salame, “o objetivo está sendo alcançado: esclarecer a população de que com a divisão todos ganham e que apesar da perda territorial o Pará remanescente será mais rico, e, consequentemente melhor administrável. Não podemos esquecer que com a criação de Carajás e Tapajós a região Norte politicamente será mais representada”, concluiu o presidente.