DMTU divulga estatística
Terça-Feira, 01 de Novembro de 2011 | 14:54hs | 1.874 visualizações |
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Fonte: Carajás Tudo de Bom - Jurandir Bahia
O agente Allan Werbert Castro Maciel, responsável pelo núcleo estatístico do Departamento Municipal de Trânsito Urbano de Jacundá – DMTU e a equipe de apoio operacional (Idna do Nascimento Silva, Leidiane Ferreira Lima e Tarlys Ayalas) divulgaram o resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido no município, visando ordenar o tão tumultuado tráfego de veículos, já que alguns condutores preferem ignorar as determinações elencadas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Segundo Maciel “essa estatística é o resultado do trabalho de uma equipe, já que precisamos interagir para obter novos conhecimentos ao enfrentar a realidade nas ruas. O agente de trânsito é um profissional igual aos outros, o que difere é que ele (o agente) é o fiscal responsável pela ordenação do trânsito, e isso faz com que muitas pessoas nos olhem com antipatia, já que uma pequena minoria não aceita o nosso trabalho.
Sou remanescente da primeira turma de agentes e estou no Departamento desde a sua criação, colaboro com os meus colegas dentro do possível, afinal não sabemos tudo, a cada dia aprendemos um pouco sobre a legislação, o que nos permite enveredar por um caminho seguro, no momento de abordar os proprietários e/ou condutores de veículos.
Fui designado para o núcleo estatístico e tenho o apoio de uma equipe de profissionais que se dedicam às suas atividades, sempre pautando a seriedade, o respeito e a humildade entre todos.
O nosso objetivo é que, muito em breve, o município de Jacundá possa estar inserido na relação de cidades em que os seus habitantes e visitantes, respeitam a legislação de trânsito, o que será muito benéfico para toda a sociedade, que tem de apoiar as ações que vêm respaldadas na legalidade.
Espero que a estatística sirva de alerta para quem duvida do nosso empenho e do nosso trabalho. Os acidentes de trânsito são uma das principais causas de mortes no mundo atual, fazendo com que esta seja uma das preocupações inerentes à vida urbana, tanto para administradores públicos, quanto para a população em geral, sendo assim a redução de seus danos materiais e pessoais têm estado à frente das preocupações de países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
Os acidentes de trânsito no Brasil e no mundo podem ser considerados como uma epidemia moderna, pois são causadores de perdas e incapacidades físicas, além de gerar altos custos sociais e econômicos.
Tendo em vista o alto índice de acidentes, o Departamento Municipal de Trânsito Urbano – DMTU, através do núcleo estatístico realiza estudos para detectar pontos considerados críticos e por meio de medidas educativas e se necessário a fiscalização, com o objetivo de reduzir os acidentes.
Os pontos considerados críticos de maior ocorrência de infrações são a Avenida JK, no perímetro da Rua Duque de Caxias até a Avenida Cristo Rei; no cruzamento da Rua 10 de Julho com a Rua Dante de Oliveira; na Rua Jatobal com a Rua Alacid Nunes e na Rua Bahia entre a Rua Duque de Caxias e a Avenida Cristo Rei.
Jacundá é uma cidade com 51.360 (cinquenta e um mil, trezentos e sessenta) habitantes e uma frota de 9.794 veículos sendo que 7.057 são de motos, ou seja, 72% (setenta e dois por cento) dos veículos do município, o que agrava o numero de acidentes nessa categoria já que a motocicleta responde por 89% (oitenta e nove por cento) dos acidentes no município.
Diante desse quadro vimos a necessidade de realizar ações de educação e fiscalização, já que o estudo tem como objetivo mapear áreas da cidade, considerando o fluxo de veículos e a quantidade de infrações cometidas.
Por meio dos dados levantados nos pontos críticos, será possível observar se os resultados dos trabalhos de educação e fiscalização executados nos locais indicados por meio do estudo tiveram êxito.
Com isso propomos aperfeiçoar cada vez mais o trabalho com um objetivo único, reduzir os acidentes e melhorar a qualidade de vida no trânsito das pessoas do nosso município.
A pesquisa foi realizada sobre as infrações de motociclistas, por estarem conduzindo sem o equipamento de segurança (capacete) e transportando passageiro sem o equipamento de segurança (capacete), como versa o artigo 244 do CTB.
E de condutores de veículos com quatro rodas ou mais, foi verificado a falta do uso do cinto de segurança que é obrigatório, como versa o artigo 167 do CTB. Bem como, foi verificada a circulação de veículos sem placa de identificação.
Essa estatística serve para que as pessoas atentem para o fato de que o capacete e o cinto de segurança já salvaram inúmeras vidas, o que pode ser devidamente comprovado com consultas no site do DENATRAN ou nos meios de comunicação. A nossa missão é priorizar a vida humana”, finalizou Maciel.