Educação financeira no Natal
Sádado, 05 de Novembro de 2011 | 07:05hs | 1.390 visualizações |
comentários
Fonte: UOL
Fim de ano lembra Natal, que lembra papai Noel, que lembra presentes, que lembra compras. Como sempre, chega a hora de dar e receber presentes. Este é um bom momento para educar nossas crianças sobre o que realmente é necessário consumir, trabalhar a matemática e ensinar o valor do dinheiro.
As crianças devem ser orientadas sobre o valor do dinheiro desde pequenas. Ensinar a seus filhos como o dinheiro é conquistado e quais são as prioridades da família é essencial para a consciência na hora da escolha dos presentes, por exemplo.
Hoje em dia a compulsão por compras e o desequilíbrio financeiro são comuns na vida de jovens e adultos. Será que desde pequenos eles foram orientados a entender o valor do dinheiro? Qual é a relação da família com o dinheiro?
Uma simples ida a loja pode ser uma aula completa de educação financeira: matemática, consumo consciente e valorização do dinheiro podem ser trabalhados com a criança. Uma forma de fazer isso é elaborar uma lista de presentes com os valores aproximados e analisar com a criança se é possível presentear a todos sem comprometer o orçamento da família.
Outra possibilidade é uma lista de prioridades de consumo que a família pode fazer junta, excluindo alguns itens para poder incluir outros, levando sempre em consideração a renda familiar.
É muito importante que os filhos tenham em mente que cada item da casa tem um valor e para ganhar o dinheiro é preciso trabalho, sacrifícios e dedicação. Com isso, podemos criar filhos mais conscientes e preparados para lidar com questões financeiras.
A educação financeira deve ser aplicada na rotina familiar e não apenas em épocas festivas, assim conseguiremos formar indivíduos mais conscientes financeiramente.