Aconteceu na manhã de quinta-feira, 11, a inauguração de ampliação da Creche Nossa Senhora Aparecida, que atende crianças de 1 a 3 anos de idade. Crianças, educadores e autoridades eclesiásticas, comunitárias e políticas participaram do ato inaugural. A creche é administrada pelo Instituto Francisco Perez e tem aporte financeiro da Fundação Marcello Cândia, da Itália, e comunidade jacundaense.
A ampliação da creche aconteceu cinco anos depois de sua inauguração, em 2006. Na solenidade de inauguração, o padre Cláudio Antônio, representante do Instituto Perez, leu um trecho bíblico e em seguida abençoou as novas instalações do prédio, que ganhou mais duas salas de aula, salas administrativas, escovódromo e uma capela de oração.
O presidente da Fundação Cândia, o italiano Marco Lira, explicou sobre a atuação da fundação pelo mundo e destacou que “a organização representa um conjunto de amigos que acreditam na solidariedade”. Ele elogiou que a cidade jacundaense tem uma creche em construção. “Agora podemos investir nos países africanos”, brincou sobre o apoio que a entidade destina a países pobres. “O Brasil é um país que está crescendo muito”, disse.
Emocionado, o prefeito Dino Altoé lembrou a iniciativa da Igreja Católica de Jacundá ao abraçar o projeto de construção da creche. “O investimento na construção de uma creche é muito importante para crianças e seus pais, pois permite aprendizado enquanto seus pais trabalham.
É o caso da mãe Luciana Vitorino da Silva, mãe da pequena Ana Lúcia Alves da Silva, de 2 anos de idade, e mãe de outros quatros filhos, dos quais dois já passaram pelos cuidados da equipe de profissionais da creche Nossa Senhora Aparecida. “Tanto minha filha quantos meus outros dois filhos que passaram por aqui sempre foram bem cuidados”.
A creche Nossa Senhora Aparecida foi construída por iniciativa da comunidade católica jacundaense com apoio da fundação italiana e prefeitura municipal. A manutenção também funciona com a participação popular, denominado de “padrinhos” das crianças. Atualmente, “segundo o padre Cláudio, faltam padrinhos, pois temos apenas 70”. Interessados devem procurar a administração da creche ou a diretora Raimunda Silva Cristina, a popular Cristina.
Participaram da solenidade de inauguração o presidente da Câmara de Vereadores, Lindomar dos Reis Marinho, Geane de Deus, Chico Dentista, Rosa Mulato, Nilceu Noberto, João Borges, o pároco Gilmar Fornasier, o vice-presidente da Fundação Cândia, Bepe Corbeta, representante da congregação Pobres Servos da Divina Providência, Gedovar Nazzari, entre outros.