Foi realizado no último domingo, o mutirão para arborização do bairro Novo Horizonte. O projeto surgiu com o grupo VOZDET, a partir do tema da Campanha da Fraternidade de 2011 que é “FRATERNIDADE E VIDA NO PLANETA”, o lema do projeto é “A criação geme em dores de partos”.
Os jovens do grupo sentiram a necessidade de realizar algo para minimizar o impacto ambiental, sofrido pela natureza ao longo dos anos no bairro Novo Horizonte e dessa necessidade nasceu então o projeto.
O projeto contou com a parceria da Prefeitura de Jacundá através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Jacundá – SEMATUR, tendo o apoio do Secretário de Meio Ambiente, Cledemilton Araújo Silva e Gilberto Machado que doaram às mudas de 05 (cinco) árvores (Palmeira Imperial, Ipê Rosa, Niim, Oiti, Pau Preto) e 100 (cem) mudas de Pau Brasil.
O secretário também providenciou o transporte das mudas, bem como viabilizou 01 (um) trator para perfurar os buracos, e 03 (três) técnicos para orientar os voluntários no plantio. A Secretaria de Obras viabilizou a limpeza das calçadas e a Secretaria de Terras concedeu os dados do bairro, o mapeamento e o espaçamento correto para o plantio.
O projeto teve apoio absoluto do Presidente do SINRURAL, Robson Fernando Aguiar, que auxiliou fornecendo também 01 (um) trator para furar os buracos, adubo arade, disponibilização de 08 (oito) pessoas para preparar a terra para receber as mudas.
O vereador Nilceu Noberto também esteve presente durante todo o processo do plantio, o empresário Elson da Casa do Pecuarista doou 04 (quatro) cavadeiras que foram repassadas para a SEMATUR e houve a doção da comida do almoço comunitário por Danielle Frizzo e dos pregos por Beto Douglas.
O grupo VOZDET da Comunidade Católica São Cristóvão do bairro Novo Horizonte está feliz por realizar o projeto com sucesso, para o grupo é importante que outras associações de bairros e grupos de jovens apoiem e copiem a ideia.
O viveiro de mudas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo – SEMATUR está cheio de árvores, segundo Cledemilton Araújo Silva “não basta disponibilizar o maquinário para limpar, cavar e doar mudas; a comunidade do bairro tem de se mobilizar, conscientizar e principalmente cuidar das árvores plantada”, finalizou o secretário.