Atendendo Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público, os agentes do Departamento de Trânsito do Estado do Pará – DETRAN se encontram nas vias do município de Jacundá, para fiscalizar veículos e condutores, o que tem proporcionado tráfego tranquilo e consciente em nossas ruas.
Ao se reportar sobre o assunto, o agente Wellington, coordenador de equipe, disse que “nós estamos aqui para cumprir e fazer cumprir as normas pertinentes ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), desde o ano passado fazendo o trabalho de DIFV, já que o nosso trabalho não para, e ao sair uma equipe logo chega outra para dar continuidade ao serviço, que serve para a manutenção de nosso planejamento.
Em nosso serviço diário abordamos condutores de veículos com os documentos atrasados e sem portar o capacete, mas para a nossa surpresa, graças a Deus, têm muitas pessoas procurando o DETRAN para dar entrada ao processo para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), bem como regularizando o seu veículo, isso nós temos vivenciado pessoalmente, o que nos dá a certeza de que o trabalho está sendo bem aceito pela sociedade. O pátio do DETRAN - Jacundá já se encontra com uma grande quantidade de veículos apreendidos em operações.
Muitas vezes não existe o entendimento por parte do condutor, que ao ser abordado, procura dificultar o nosso trabalho, apesar dele (condutor) estar irregular. Constatamos, logo no início de nossas atividades, a presença de menores conduzindo veículos, assim como três pessoas em motocicletas, e a gente nota que isso aos poucos, está mudando, já que as pessoas estão procurando conduzir o veículo de acordo com a legislação de trânsito.
Tenho a plena convicção de que, em pouco tempo, as pessoas que moram ou visitam Jacundá, terão outra imagem desse belo lugar, que estará inserido na estatística de municípios onde os condutores de veículos obedecem às determinações elencadas no CTB”, resumiu o agente.