A pesagem do UFC foi realizada nesta sexta-feira e um dos principais lutadores do evento falhou no duelo com a balança. Anthony Johnson, que encara Vitor Belfort neste sábado, ficou acima do limite dos médios e, além de ter de se manter num limite de peso antes do combate, acabou multado pela organização e deixou o confronto em risco. O destaque, como se esperava, foi o campeão dos penas José Aldo, que mostrou-se emocionado e atraiu vaias intensas contra o desafiante Chad Mendes.
Morna nos primeiros lutadores, a torcida só se levantou de fato com o anúncio de Vitor Belfort. Anthony Johnson recebeu uma sonora vaia, principalmente ao mandar beijos para a torcida, que gritava “uh vai morrer!”. O lutador não bateu o peso, de até 84 kg, ficando cerca de cinco quilos acima. O UFC, diferentemente do usual, afirmou que ele terá de se manter em até 93 kg (limite dos meio-pesados) até o sábado, em acordo com Vitor. Uma pesagem será realizada no hotel dos lutadores, ao meio-dia, para confirmar ou não o combate.
Belfort, que tinha cinco quilos a perder em um dia, teve êxito. Como pena ao norte-americano o carioca vai ficar com 20% da bolsa de Johnson.
José Aldo, como havia pedido, teve apoio irrestrito da torcida, mesmo tendo assinado com o Flamengo há poucas semanas. Enquanto o desafiante Chad Mendes sofreu vaias, ele se mostrou emocionado com o carinho dos cariocas. "Adoro todo mundo, e é um sonho estar aqui. Vou lá em cima dar o meu máximo, e brigar do começo ao fim", disse o campeão.
Entre os lutadores do card preliminar, Ednaldo Lula fez pressão ao entrar na pesagem com o companheiro de treinos Júnior Cigano, campeão dos pesados do UFC. Ele encara o experiente Gabriel Gonzaga, o Napão, que já disputou cinturão no Ultimate.
Enquanto Thiago Tavares vestiu a camisa do Avaí, clube que defende, Iuri Alcântara, o Marajó, veio representando o Pará, com uma bandeira do estado. Já Felipe Sertanejo fez jus ao seu apelido, com seu tradicional chapéu de cowboy.
Combate
No total, o UFC Rio contará com dez combates, sendo cinco no card preliminar e cinco no principal. Uma luta foi cancelada uma semana antes do evento, já que o meio-pesado Fábio Maldonado, que enfrentaria Caio Magalhães, foi cortado por uma lesão na costela.
O evento terá início às 22h, com transmissão em pay-per-view do canal Combate. À 1h começa o card principal e a Rede Globo anuncia que passará as duas últimas lutas, de Aldo e Belfort, por volta das 2h da madrugada.
Confira a programação completa do UFC 142, no Rio:
Card principal:
José Aldo (BRA) x Chad Mendes (EUA)
Vitor Belfort (BRA) x Anthony Johnson (EUA)
Rousimar “Toquinho” Palhares (BRA) x Mike Massenzio (EUA)
Erick Silva (BRA) x Carlo Prater (BRA)
Edson Barboza (BRA) x Terry Etim (ING)
Card preliminar:
Thiago Tavares (BRA) x Sam Stout (CAN)
Gabriel Napão (BRA) x Ednaldo Lula (BRA)
Yuri Marajó (BRA) x Michihiro Omigawa (JAP)
Ricardo Funch (BRA) x Mike Pyle (EUA)
Felipe Sertanejo (BRA) x Antonio Carvalho (CAN)